Vacina contra Covid-19 em MG: Quando chegam, quem, e quantos poderão se vacinar

Até terça, 577.680 doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica chinesa SinoVac, em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo, chegarão às 853 cidades de Minas Gerais

Até o final desta terça-feira (19), 577.680 doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica chinesa SinoVac, em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo, chegarão às 853 cidades de Minas Gerais.

A informação foi confirmada pelo governador do Estado, Romeu Zema (Novo), em uma série de entrevistas feitas durante a manhã desta segunda-feira (18).

Saiba como será a primeira etapa da vacinação contra Covid-19 em Minas Gerais.

Quando chegam as vacinas?

As entregas ocorrerão a partir da Rede de Frio, centro de distribuição na Gameleira, em Belo Horizonte. O Estado seguirá as diretrizes do Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI).

O governador Romeu Zema esteve em São Paulo para acompanhar o envio dos lotes ao Estado na manhã desta segunda.

De acordo com o Executivo, as doses “devem chegar hoje, às 16h, a Belo Horizonte, na Rede de Frio, na Gameleira e serão distribuídas para as 28 regionais de saúde por transporte aéreo e terrestre”.

O Estado já havia adquirido 50 milhões de agulhas e seringas para garantir a vacinação contra a doença.

Quem será vacinado?

As doses serão destinadas à imunização de profissionais de saúde, idosos em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência institucionalizadas, e população indígena mineira.

Quantas pessoas serão vacinadas?

De acordo com o Ministério da Saúde, serão vacinados, neste primeiro momento, 38.578 idosos em asilos, 1.160 pessoas com deficiência, 7.878 indígenas, e 227.472 e 34% dos profissionais de saúde, em especial os que estão na linha de frente no combate à pandemia.

Com isso, a previsão é de que 275.088 pessoas sejam imunizadas neste momento.

Com planejamento para duas doses da vacina e percentual de “perda técnica” prevista durante o transporte do imunizante, haverá 577.680 doses encaminhadas ao Estado.

Como ocorrerá a vacinação?

O PNI prevê que as três instâncias da Federação têm funções diferentes na vacinação contra a Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O governo federal distribui as doses para os Estados, que, por sua vez, enviam cada uma das vacinas para os municípios. As doses são administradas nas salas de vacinação que existem nas cidades

 

Com informações do OTempo