Novos óculos do exército dos EUA permitem “enxergar através de paredes”

Um novo equipamento sendo testado pelo exército dos EUA pode dar aos soldados no campo de batalha “superpoderes” como a capacidade de enxergar na escuridão absoluta, ver através de paredes ou mesmo ter uma visão aérea de um local sem ter que deixar o solo.

Batizado de IAVS (Integrated Augmented Vision System, Sistema Integrado de Visão Ampliada), ele consiste em óculos que cobrem o campo de visão do soldado e um sistema de sete câmeras montado sobre as lentes, capaz de captar imagens sob as mais diversas condições.

Soldados equipados com o IAVS dentro de um veículo de combate Stryker.
Soldados equipados com o IAVS dentro de um veículo de combate Stryker. Imagem: Defende Visual Information Distribution Service / U.S. Army

Os óculos podem se conectar ao sistema de câmeras externas de veículos blindados, como os Bradley ou Stryker, permitindo que os soldados a bordo tenham uma visão em 360º de tudo o que acontece no exterior e vejam “através das paredes” do veículo sem que tenham que se expor.

Da mesma forma, podem mostrar o mapa de um local, imagens da câmera de um drone sobrevoando o campo de batalha ou a visão de uma câmera na luneta de um rifle, permitindo que um soldado faça um disparo sem que tenha que deixar a cobertura.

O IAVS pode dar aos soldados visão noturna e sobrepor à imagem informações em tempo real, como um mapa do local onde estão com a posição de forças aliadas e inimigos.
O IAVS pode dar aos soldados visão noturna e sobrepor à imagem informações em tempo real, como um mapa do local onde estão com a posição de forças aliadas e inimigos. Imagem: Defende Visual Information Distribution Service / U.S. Army

“Agora, os soldados não terão que se pendurar para fora de veículos em situações perigosas, tentando obter informações sobre o que está acontecendo”, disse o sargento. Philip Bartel da Equipe de Combate da Brigada Stryker 1-2 do Exército dos EUA. Ele continuou:

“A liderança será capaz de manobrar seus elementos e obter uma visão do alvo sem ter que sair da segurança de seus veículos blindados. Manobrar elementos com esse tipo de informação minimizará as vítimas, mudará drasticamente como operamos e aumentará nossa eficácia no campo de batalha”.

O exército norte-americano está tão confiante na eficácia do IAVS que quer gastar US$ 1,1 bilhão para adquirir 40 mil unidades, uma para cada soldado norte-americano em uma linha de frente. O congresso dos EUA, entretanto, não compartilha este entusiasmo, e reduziu o orçamento em 20%.


 

Fonte: MSN

Com informações do Olhar Digital