Maior hospital de Minas, Santa Casa permanece com 100% dos leitos Covid ocupados

Pelo menos outros dois hospitais da rede pública na capital estavam com todos os leitos de UTI Covid ocupados neste sábado: Júlia Kubitschek (HJK) e Baleia

Maior hospital de Minas Gerais, a Santa Casa de Belo Horizonte continua sem receber pacientes com Covid. Neste sábado (20), todos os 100 leitos de terapia intensiva e 198 leitos clínicos dedicados a pacientes com a doença estavam ocupados.

Pelo menos outros dois hospitais da rede pública na capital estavam com todos os leitos de UTI Covid ocupados neste sábado: Júlia Kubitschek (HJK) e Baleia. No caso do hospital do Barreiro, a partir de segunda-feira (22) o atendimento será totalmente dedicado a pacientes com coronavírus, como já acontece no Hospital Eduardo de Menezes – onde a ocupação de leitos de UTI está atualmente em 96%.

De acordo com dados do painel da SES-MG, a microrregião de saúde de Belo Horizonte está com 92% dos leitos de UTI Covid ocupados. E conforme o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura da capital nesta sexta-feira (19), a ocupação dos leitos de terapia intensiva para pacientes com coronavírus na rede pública chega a 89,8%.

Na rede particular da cidade, segundo dados da prefeitura, a capacidade para receber pacientes com sintomas graves já foi superada. Os hospitais particulares não divulgam dados de ocupação de leitos, mas a taxa geral chegou a 114% nesta sexta-feira.

A Unimed-BH informou que a taxa de ocupação nos seus hospitais próprios está no limite da capacidade e medidas emergenciais estão sendo adotadas com o objetivo de priorizar a vida e evitar que faltem recursos. “Nos últimos dias, houve um aumento exponencial da demanda por leitos de internação e UTI em sua rede própria para pacientes com suspeita ou confirmação da doença”, informou.

A cooperativa informou que está abrindo leitos e contratando profissionais para a linha de frente – atualmente são mais de 300  vagas para unidades da capital e região. Entre as medidas emergenciais, está a reabertura do Hospital Unimed Betim (unidade Centro), onde serão abertos novos leitos de internação que serão destinados exclusivamente aos pacientes diagnosticados com a doença.


 

Com informações do OTempo