Prefeitura encaminha retorno da Patrulha Agrícola

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), encaminha a reativação do projeto Patrulha Agrícola até meados deste ano. O programa destinado a auxiliar os produtores rurais foi encerrado em 2017 e agora está bem encaminhado para retornar. Para isso, uma comissão formada por servidores municipais da área foi criada com a finalidade de elaborar um diagnóstico e uma proposta de reestruturação.

Participaram do estudo o responsável pela SMAA, Mauro Lúcio Ferreira, e os servidores Marcelo Lage Chaves, Antônio Adelson de Oliveira Santos e Fábio Lúcio de Oliveira Saez. Desde fevereiro, a equipe realizou diversas reuniões e discussões sobre o tema, entre elas: análise de experiências, avaliações operacionais, financeiras e a formatação e metodologia que serão empregados no funcionamento da nova versão do Patrulha Agrícola. Para avaliar a opinião dos produtores rurais, a comissão realizou uma pesquisa e, dentre outros resultados, o fato de 97% dos produtores serem favoráveis ao retorno do projeto chamou a atenção da comissão.

A equipe já concluiu os trabalhos iniciais e os resultados foram apresentados aos secretários municipais de Fazenda, Gilberto Silva Ramos; de Planejamento e Gestão, Patrícia Alves Guerra; e ao Procurador-Geral do Município, Francisco de Assis Belgo, a fim de garantir os recursos financeiros e a base legal para suportar o projeto. O prefeito Marco Antônio Lage também conheceu os resultados e aprovou as ações para o retorno da Patrulha Agrícola.

Também sou um produtor rural e sei bem o quanto esse apoio da patrulha é importante para esse pessoal do campo. Especialmente o pequeno produtor não tem condições de arcar com a diária de uma máquina particular. O agronegócio é um dos pilares para a diversificação econômica do município e é um dever nosso, enquanto poder público, fornecer condições para que esse setor se desenvolva. É neste contexto que está inserida a patrulha agrícola”, afirma o prefeito Marco Antônio.

De acordo com o secretário de Agricultura, o chefe do Executivo municipal solicitou à comissão a garantia do atendimento prioritário aos pequenos produtores e agricultores familiares nas operações de preparo, correção, plantio, confecção de silos, sulcamento, serviços de movimentação de solo e transportes.

Temos essa missão importante de fazer o agronegócio pulsar em Itabira e de valorizar o produtor rural. Desde que assumimos, a patrulha agrícola está na nossa pauta, porque sabemos da importância que esse projeto tem para quem produz. Agora, estamos muito próximos de ter o retorno das máquinas. Será um ganho enorme e uma grande conquista”, diz o secretário Mauro Lúcio Ferreira.