Câmara aprova título de Utilidade Pública à Associação Quilombola do Capoeirão

A Câmara Municipal de Itabira aprovou, por unanimidade, a concessão do título de Utilidade Pública à Associação Moradores e Quilombolas da Comunidade Rural de Capoeirão e Região. A matéria foi discutida na reunião ordinária realizada nesta semana. A autoria é da vereadora Rosilene Félix Guimarães (MDB).

“Preservar a cultura e ancestralidade dos grupos remanescentes que formam as comunidades quilombolas é participar da conservação da nossa cidade e nosso país. É certo que a partir da institucionalização de associações esses povos conseguem maior autonomia para gerir suas ações a fim de manter as tradições e preservar a terra”, justificou Rose Félix.

A Comunidade Quilombola do Capoeirão, está localizada na zona rural de Itabira, a aproximadamente 20 KM de distância do centro da cidade. A comunidade foi certificada pela Fundação Cultural Palmares em 30 de outubro de 2019. É uma comunidade tradicional, que utiliza seu território como meio de subsistência. Os moradores lutam pela valorização de suas tradições e buscam formas de repassar sua cultura e conhecimento aos jovens quilombolas da comunidade.