Câmara de Itabira realiza 30ª Reunião Ordinária com votações de projetos ligados à sustentabilidade,

Câmara de Itabira aprova projetos nas áreas de sustentabilidade, saúde e cultura Na 30ª Reunião Ordinária, vereadores discutiram propostas sobre hortas comunitárias, censo neurodivergente, transparência em emendas e o título de Capital da Poesia para Itabira

Câmara de Itabira realiza 30ª Reunião Ordinária com votações de projetos ligados à sustentabilidade, saúde e cultura
A Câmara Municipal de Itabira realizou, nesta terça-feira (26/08), a 30ª Reunião Ordinária da Primeira Sessão Legislativa. A pauta contou com a discussão e votação de projetos que abordam desde a preservação ambiental até políticas públicas voltadas à saúde e inclusão social.
Entre os destaques, esteve a primeira discussão de um projeto de autoria do vereador Júber Madeira, que cria o Programa de Incentivo e Fomento às Hortas Comunitárias no município. Também foi apreciada uma proposta do vereador Marcelino Guedes, que institui o Censo Qualificado das Pessoas com características ou sintomas neurodivergentes em Itabira.
Outro ponto relevante foi o projeto apresentado pelo vereador Elias Lima, que propõe declarar Itabira oficialmente como a Capital da Poesia.
Também ganhou atenção a proposta do vereador Rodrigo Assis, que prevê o ressarcimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) por parte de agressores de vítimas de violência doméstica e familiar.
Na ordem do dia, em segunda votação, foi apreciado o projeto da vereadora Jordana Madeira, que trata da obrigatoriedade de divulgação de relatórios quadrimestrais sobre a execução de emendas parlamentares.
Além das proposições legislativas, foram aprovados requerimentos de uso da tribuna e moções de aplauso a personalidades e instituições de destaque, como a Associação das Congadas de Itabira, pastores locais, o Instituto Bromélia, o grupo Bodes do Asfalto e os organizadores do festival Blues nos Alves.
Os vereadores também apresentaram indicações ao Executivo, incluindo obras de infraestrutura, como tapa-buracos, calçamento, iluminação pública e perfuração de poços artesianos, além de propostas nas áreas de saúde, como o fornecimento regular de insulina e a implantação de um programa de higiene bucal nas escolas da rede municipal.