A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais convocou, nesta terça-feira (25), o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, para uma audiência pública na Casa com objetivo de esclarecer a
confusão e a pancadaria que ocorreram durante um “aulão” sobre Inteligência Artificial promovida pela pasta no Mineirão na semana passada
A reunião, inicialmente, seria para discutir o plano de trabalho do governo do estado para a educação básica e superior, que também será apresentado pelo secretário. Contudo, durante sessão da Comissão, a deputada Beatriz Cerqueira (PT), que é uma das signatárias do requerimento que resultou na convocação, afirmou que o foco será o evento no Mineirão, que aconteceu no último dia 19. Também assinam o documento os deputados deputados Betão (PT), Luizinho (PT) e Professor Cleiton (PV).
Cerca de 30 mil adolescentes da rede pública, com idades entre 14 e 16 anos, participaram do evento organizado pelo Governo de Minas em parceria com o Google. Uma confusão generalizada tomou conta das arquibancadas do estádio na capital mineira, e vídeos do momento foram divulgados amplamente nas redes sociais e na imprensa. Brigas e agressões provocaram ferimentos e desmaios em alunos e professores, que chegaram a precisar de socorro do Corpo de Bombeiros.
Segundo o Governo de Minas, o “aulão” tinha potencial para bater um recorde mundial, já que a maior aula registrada ocorreu em Portugal, com quase 1.700 alunos entre 12 e 67 anos. Estiveram presentes no Mineirão o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), Rossieli Soares e outras lideranças do governo.
Em entrevista à Itatiaia no dia do evento, o secretário explicou que todas as imagens do Mineirão estão sendo levantadas para investigação. “Estamos pegando todas as imagens. Já solicitamos à organização do estádio acesso a todas as gravações, inclusive às que nós mesmos fizemos”, afirmou. Ele também disse que o esquema de segurança seguia o planejado e que a segurança estava acima do número necessário para esse tipo de contingência, com equipe contratada e policiamento na área externa.
