Um homem de 38 anos engasgou e desmaiou em um restaurante às margens da BR-116, em São Paulo, na última sexta-feira (26). Vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento do caso e a atitude heroica de um garçom, um agente da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e outras pessoas que também ajudaram.
No vídeo, é possível ver o homem comendo sozinho em uma mesa do restaurante quando, de repente, ele desmaia batendo a cabeça perto de uma bandeja. Assim que a vítima perde a consciência, outras pessoas se levantam na intenção de ajudar o homem.
O garçom é um dos primeiros a chegar e começa a realizar uma manobra chamada “Heimlich“, que é usada é situações de obstrução das vias aéreas. A técnica serve para auxiliar em engasgos com alimentos sólidos ou objetos. Logo depois, um agente da PRF também repete a manobra e o homem volta a respirar.
Pouco antes de receber o socorro, de acordo com o jornal O Povo, a vítima estava sem os sinais vitais. Logo após o ocorrido, o cliente do restaurante voltou ao normal e não teve nenhuma sequela do episódio.
A manobra feita pela dupla foi de extrema importância e pode evitar até mesmo a morte do homem por asfixia. A “Heimlich” pode ser utilizada por qualquer pessoa que tenha conhecimento às técnicas de primeiros socorros.
O que fazer?
Em casos de engasgo, o Corpo de Bombeiros orienta o que fazer. “Primeiro deve-se observar se a pessoa engasgou por líquido ou sólido. Pode ser feito a manobra de Heimlich, muito divulgada em vídeos educacionais”, diz ao BHAZ o sargento Felipe Fernandes.
Outra dica importante é tranquilizar a pessoa engasgada e pedir ajuda, caso não consiga desengasgar. “Se o corpo estranho não sair é preciso chamar os bombeiros, pois o fluxo de oxigênio é interrompido e a pessoa entra em parada respiratória”.
Com BHZ