Era por volta das 6 horas da manhã desta terça-feira (17/01) quando, dentro de um Uber que passava por perto da Estação Vilarinho, em Belo Horizonte, uma gestante entrou em trabalho de parto. Um susto, que levou a mulher e sua acompanhante – sua mãe – para o estacionamento da 9ª AISP (Área Integrada de Segurança Pública), em Venda Nova, atrás de socorro.
O dia dos seis policiais da 14º Companhia do 49º Batalhão da Polícia Militar mudou rapidamente quando foram abordados pela dona Simone, mãe da gestante. Os sargento Eduardo, cabo Monteiro, soldado Bruna, cabo Novais, soldado Viana e cabo Damasceno atenderam, pela primeira vez na vida, a ocorrência de ajudar em um trabalho de parto.
Não havia tempo para levar a mulher, que se tornava mãe – seu nome não foi divulgado -, para o hospital. Dentro do próprio Uber, os policiais ajudaram-na a dar à luz sua filha. Emanuelle, como foi batizada, nasceu saudável, com 2,550 kg e 35 cm de altura.
Mãe e filha foram levadas em seguida para o Hospital Risoleta Neves e, segundo os militares, estão bem. A mãe agradeceu os policiais e disse que não sabia o que teria acontecido se não fosse a ajuda prestada por eles.
As cenas foram registradas em vídeo. A recém-nascida aparece apalpando o rádio do policial que ajudava ela a vir ao mundo – a primeira coisa que os pequenos dedos tocaram ao sair do ventre da mãe.
Com EM