Anglo American recebe duplo reconhecimento em premiação do setor mineral

Companhia conquista o prêmio de Empresa do Ano do Setor Mineral, na categoria Governança Social; e a presidente da empresa no Brasil, Ana Sanches, é escolhida a Personalidade do Ano do Setor Mineral em 2024.

A Anglo American conquistou duplo reconhecimento em premiação do setor de mineração promovida pela revista Brasil Mineral, nesta segunda-feira (25), na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte. A companhia recebeu o título de Empresa do Ano do Setor Mineral, na categoria Governança Social. Já a presidente da empresa no Brasil, Ana Sanches, foi premiada como Personalidade do Ano do Setor Mineral em 2024. Ambos os prêmios passaram por votação popular.

Ispia – Belo Horizonte – Mg – Cobertura fotografica do evento de premiação da Brasil Mineral para empresas do ano no setor mineral, personalidades e pioneiros, na sede da Fiemg. Foto: Leo Fontes / Ispia – 25.11.24

Mineira da capital Belo Horizonte, Ana Sanches é graduada em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Ciências Contábeis pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec). Além de liderar a Anglo American no Brasil, a executiva preside o Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

“Olhando minha trajetória profissional de 28 anos, eu tenho a busca incansável pela excelência em tudo o que faço. E trabalhar na mineração nos últimos 12 anos tem me dado a oportunidade de contribuir para a transformação do nosso setor, para que ele seja cada vez mais seguro, sustentável e responsável, aprimorando as práticas ambientais, sociais e de governança – alinhadas aos anseios da sociedade”, ressaltou Ana Sanches, em um vídeo de agradecimento.

Empresa do Ano

O projeto de capacitação de produtores rurais para desenvolvimento da cafeicultura em oito municípios de Minas Gerais e um convênio firmado com a prefeitura de Conceição do Mato Dentro (MG) para promover melhorias de infraestrutura, como a pavimentação e manutenção de ruas e estradas, entre outras ações, foram as justificativas para dar à Anglo American o título de Empresa do Ano do Setor Mineral de 2024, na categoria Governança Social.

“A mineração só tem sentido se for para o bem de todas as partes interessadas, e de maneira que busque soluções para os desafios da sociedade. Por meio do nosso Plano de Mineração Sustentável e em linha ao propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas, a Anglo American busca, entre outras ações, fomentar cadeias produtivas que não dependem da mineração, para que, quando o minério se exaurir, as regiões possam continuar com pujança e força”, explicou Ivan Simões, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Anglo American no Brasil, durante a entrega do troféu.

Fórum discutiu mineração e mudanças climáticas

A cerimônia das premiações foi antecedida pelo Fórum Brasil Mineral, em que executivos das Empresas do Ano do Setor Mineral e conselheiros da revista discutiram o tema: O Futuro da Mineração e As Mudanças Climáticas. Fernando Guimarães, gerente de Integração e Sustentabilidade da Anglo American, representou a mineradora, destacando as ações ligadas à agenda ESG, sigla em inglês que corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização.

Anglo American conquista o prêmio de Empresa do Ano do Setor Mineral na categoria Governança Social. Crédito: Leo Fontes – Ispia.

Ana Sanches, presidente da Anglo American no Brasil, é escolhida a Personalidade do Ano do Setor Mineral. Crédito: Jana Vieras.

 

Sobre a Anglo American

A Anglo American é uma líder global em mineração, comprometida com a produção responsável de cobre, minério de ferro premium e nutrientes agrícolas – produtos essenciais para viabilizar o futuro, impulsionar a descarbonização da economia global, melhorar os padrões de vida e fortalecer a segurança alimentar. Nossas operações de classe mundial e recursos excepcionais nos proporcionam um portfólio robusto, com grande potencial de crescimento em todos os nossos três negócios. Essa combinação estratégica nos posiciona de maneira ideal para capturar as principais tendências de demanda, que se mostram estruturalmente atraentes a longo prazo.

Nossa abordagem integrada de sustentabilidade e inovação impulsiona nossa tomada de decisões em toda a cadeia de valor, desde como descobrimos novos recursos até como mineramos, processamos, movemos e comercializamos nossos produtos para nossos clientes – com segurança, eficiência e responsabilidade. Nosso Plano de Mineração Sustentável estabelece compromissos claros com metas abrangentes em diferentes horizontes de tempo, assegurando nossa contribuição para a preservação de um meio ambiente saudável, a promoção de comunidades prósperas e o fortalecimento da confiança em nossa posição como liderança corporativa. Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros de negócios e diversas partes interessadas para gerar valor duradouro de recursos naturais preciosos para nossos acionistas, para o benefício das comunidades e países em que operamos e para a sociedade como um todo. A Anglo American está reimaginando a mineração para melhorar a vida das pessoas.

A Anglo American está atualmente implementando uma série de mudanças estruturais importantes para desbloquear o valor inerente ao seu portfólio e, assim, acelerar a entrega de suas prioridades estratégicas de excelência operacional, simplificação de portfólio e crescimento. Essa transformação de portfólio concentrará a Anglo American em sua base de ativos de recursos de classe mundial em cobre, minério de ferro premium e nutrientes agrícolas, uma vez concluída a venda de nossos negócios de carvão e níquel siderúrgico, a cisão de nossos negócios de PGMs (Anglo American Platinum) e a separação de nosso icônico negócio de diamantes (De Beers).