Vai se criando um clima tenso… Após a popularidade de Jade Picon despencar nas últimas semanas no BBB 22, a equipe responsável por administrar as redes sociais da influencer tentou mudar a estratégia para salvar a imagem da jovem, mas não agradou muito a família. Apenas nesta quarta-feira (16), a mãe e o irmão de Jade criticaram as decisões da equipe, que reagiu. A treta teve direito a alfinetada, ameaça e textão. Calma que a gente explica.
Tudo começou quando os administradores da conta da influencer – os famosos “ADMs” – tentaram se aproveitar da narrativa de vilã para promover a jovem. Eles mudaram o nome dela nos perfis para “Jade Piton” – em referência à espécie de serpente comum na Ásia e na África – e adotaram a estética de cobra nas fotos e artes oficiais. Em um compilado feito pela equipe, Jade chegou a ser comparada com as vilãs Cruella, Regina George, de “Meninas Malvadas”, e Carminha, de “Avenida Brasil”.
A decisão divertiu alguns fãs, mas nem todos gostaram do trabalho que a comunicação da participante do BBB vem fazendo. A própria família da jovem pronunciou-se contra algumas abordagens e na madrugada de hoje, Leo Picon, irmão de Jade, “invadiu” as redes sociais da irmã mais nova para se manifestar.
‘Paciência perto do limite’
“Só para avisar, é meia-noite, estou invadindo o Instagram da Jade por meios que eu não vou falar quais. Posso tomar o Instagram da Jade a qualquer momento, o Twitter, o Youtube, TikTok… Todas as redes que criei lá atrás, elas podem voltar para minha mão”, começou o influenciador digital, responsável por apresentar Jade ao público quando ela ainda era criança.
“Não estou de acordo com os trabalhos, com as comunicações, com os posicionamentos, com as posturas dos administradores. Isso vem recaindo em mim. Minha paciência está perto do limite e quando isso acontecer vou intervir na comunicação”, disse Leo.
Além do vídeo, que foi publicado no feed do Instagram de Jade e excluído logo em seguida, Leo Picon fez um desabafo sobre o assunto no Twitter – desta vez utilizando a própria conta. Nas publicações, o influencer reforça que não está de acordo com a gestão de redes de Jade.
‘Sem noção’
“Sempre fui seu conselheiro e, se eu pudesse falar pra ela, eu diria que a comunicação não está alinhada com tudo que ela se doou e doa para construir o que construiu, nem com aquilo que ela é”, disse. Leo ainda se colocou à disposição para assumir o comando das redes da irmã e “imprimir a mensagem que ele acredita”.
A mãe da influencer também não gostou nada da postura adotada pela equipe. No próprio vídeo que compara Jade às vilãs icônicas da cultura pop, Monica Picon comentou: “Sem noção”.
Nota dos ADM’s
Após toda a repercussão, os “ADMs” de Jade resolveram se manifestar. No fim da tarde desta quarta-feira, a equipe divulgou um comunicado rebatendo, em tom ácido, as críticas sobre o posicionamento de marketing escolhido. “Nós, adms da Jade, acreditamos que fomos contratados por ela na base da confiança em nosso trabalho”, começa o texto.
A equipe segue explicando que o reality show é um programa de entretenimento e sempre haverá vilões e mocinhos. Além disso, os gestores da conta, que, como de costume, não se identificam, argumentam que seria “em vão” tentar limpar o nome de alguém que é tido como vilão no jogo.
Na publicação, os ADMs defendem ainda que a decisão teria sido tomada para proteger a saúde mental de Jade após a saída dela do programa – como uma espécie de estratégia “leve e bem humorada” para amenizar os ataques direcionados à jovem.
“Vocês queriam protagonismo, ela está sendo protagonista. E isso é entretenimento. Vilões e mocinhos, disso é feito o reality”, continua o texto. “É isso que fazemos: marketing. Se vocês continuam fazendo dela vilã, nós seguimos a mesma narrativa pois ‘o cliente sempre tem razão’; ‘a voz do povo é a voz de Deus’”, defende a equipe.
“Quem quiser que o adm mude a estratégia, é só começar a dar destaque TAMBÉM para coisas legais que a Jade faz. Não só as coisas ruins. Como todo ser humano, temos partes ruins e boas”, conclui a nota.
Essa não é a primeira vez que a postura de Jade dá o que falar entre as famílias dela e de outros participantes. Leo Picon já havia se desentendido com a equipe de comunicação de Jade quando Maira Cardi invadiu uma live sua no Instagram cobrando explicações.
A polêmica começou quando a equipe de Jade Picon postou no Instagram um carrossel em que acusava Arthur Aguiar de “gaslighting e manipulação psicológica”. A publicação ganhou grande repercussão nas redes sociais.
Após a eliminação do BBB da semana passada, Leo Picon fez uma live no Instagram para comentar sobre o jogo. Maíra Cardi então “invadiu” a live para denunciar o post feito na rede social de Jade Picon. “Eu já falei com o pessoal da Globo. Ela [Jade] não está sabendo que isso está acontecendo, ela não tem nada com isso, ela não tem culpa, e eu acredito que ela não concordaria com isso”, disse.
A empresária disse que a situação é muito grave e estaria afetando a vida de Jade Picon fora do BBB. Com isso, ela pediu que Léo Picon conversasse com a equipe da influenciadora a respeito da postagem. Mais tarde, o post foi deletado e Maíra desistiu de tentar levar o caso para a Justiça.