A SAF ficou com 75% em que estão incluídos o futebol (com todas as suas categorias), a Cidade do Galo e o estádio. O clube com 25% e direito a participação e voto nas reuniões da diretoria.
O Fred Ribeiro informou sobre a candidatura do Frederico Bolivar: e deu alguns detalhes: @fredfrm (@BolivarB9) “é pré-candidato à presidência do Galo. Estava em Portugal e antecipou seu retorno a BH hoje. É preciso colher 50 assinaturas de conselheiros e registrar a chapa até 27/11. O pleito é em 12/12.
O presidente da associação é eleito pelos conselheiros do clube. Para ser conselheiro, é preciso primeiro ser sócio de um dos clubes sociais durante X tempo, se inscrever numa chapa e participar do pleito. Ou prestar serviços relevantes ao Galo e se tornar conselheiro vitalício”
O Fred Melo Paiva manifestou a sua torcida pelo Bolivar: @fredmelopaiva
“Teria meu voto, se eu tivesse voto. Bolivar presidente é a independência necessária que se tem de ter com relação à SAF. Trabalhar em conjunto, mas defendendo os valores do clube e de seu torcedor, fiscalizando e buscando fortalecer os 25% que ainda pertencem ao povo.”
Conheço o Bolivar há muitos anos. Grande profissional do Direito e da Comunicação, grande figura humana. Adepto do diálogo, sem radicalismo. Preparado para uma missão como essa. Seria um ótimo representante do Atlético raiz na mesa de decisões da SAF.
Além do Fred Melo Paiva, leitores do twitter que entraram para comentar a notícia foram unânimes nos elogios. Alguns fizeram observações interessantes, como o @omatheus77: “A chance de alguém não diretoria ganhar alguma é eleição , é a mesma de sair na rua e char um pacote com R$ 71.000.000,00 jogado no chão Seria bom nome, caso fosse da chapa pró diretoria.”
Realmente não é fácil para uma candidatura independente vencer essa eleição. Mas também não é impossível, já que o voto é secreto. Conheço vários conselheiros que defendem a presença na diretoria de alguém não alinhado com os donos da SAF, uma voz que representasse os atleticanos das arquibancadas e geral.
Além do mais, a disputa eleitoral abre espaço para debates e esclarecimentos para muitas dúvidas que ainda pairam sobre essa transformação total pela qual o Galo vai passar.
Um outro leitor fez pergunta bem pertinente: @jacksonbhedu “Fred pq o torcedor do Galo nunca deve ireito de votar pra presidente do clube?!”
Resposta minha: não. Ao contrário de outros grandes clubes do país o Atlético nunca adotou a eleição por meio dos associados. Só os conselheiros elegem. São em torno de quinhentos, metade eleita pelos sócios do Labareda e Vila Olímpica de três em três anos; a outra metade é composta por conselheiros natos e beneméritos, que são permanentes, vitalícios.
Em setembro tive o prazer de participar do programa do Breno e do próprio Frederico Bolivar no YouTube (Fotos: divulgação)
Bolivar conhece o Atlético como poucos. Cidadão do mundo, tem muito a contribuir com o clube
Com BHZ