Brasileiro morre ao ser atingido por gelo em gruta da Argentina

Gelo mata turista
Brasileiro morre ao ser atingido por gelo em gruta da Argentina (Reprodução/La Navion)

Um brasileiro, de 30 anos, morreu nessa quarta-feira (2) ao ser atingido por um pedaço de gelo que se desprendeu do teto de uma gruta na cidade de Ushuaia, no extremo sul da Argentina. O acidente aconteceu no local conhecido como “Caverna de Gelo”.

Segundo os porta-vozes consultados pelo jornal La Nacion, um grupo de visitantes brasileiros chegou ao local e se aproximou do interior da gruta. O acidente foi gravado por um dos turistas. No vídeo, dá pra ver cinco pessoas e um cachorro entrando na caverna, enquanto a pessoa que filma pede “muito cuidado”.

Enquanto se aproximam, o turista que está filmando avisa que um pedaço de gelo está prestes a se soltar. “Oh lá, a pedra caindo, oh. Toma cuidado”, avisa o homem.

O turista que está à frente é atingido pelo bloco de gelo que se desprende do teto da gruta assim que entra na caverna. As outras pessoas se desesperam depois do acidente e tentam correr para ajudar, quando a pessoa que filma pede para não irem, com medo de acontecer novamente.

“Meu Deus do céu, ‘não vão, não vão, não vão’, volta todo mundo”, alerta. Antes do celular cair na neve, dá pra ver uma placa alertando sobre o perigo da área.

Perigo no Ushuaia

Chegando ao local, equipes dos parques nacionais, Polícia Provincial, Defesa e Proteção Civil, bombeiros voluntários, Clube Andino Ushuaia e Hospital Regional, confirmaram a morte do turista

Os socorristas alegaram que a vítima estava sem documentos, o que dificultou a identificação do turista, mas confirmaram que ele viajava sozinho pelo país.

O acidente motivou a instauração de um processo judicial no Tribunal de Instrução nº 1 de Ushuaia. A investigação será conduzida pelo juiz Javier De Gamas Soler, que já ordenou a autópsia da vítima e também pediu o depoimento de testemunhas.

Lugar perigoso

Desde 2021, as autoridades do parque nacional alertam para o perigo da área onde ocorreu o acidente, depois que cientistas do Centro Austral de Pesquisas Científicas confirmaram que o local está “em perigo de colapso” e que pedaços de gelo e pedras estão constantemente quebrando do teto.

Edição: Pedro Rocha Franco

Com BHZ