Câmara aprova criação do Dia de Conscientização sobre Adoção de Animais Domésticos

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, existem cerca de 30 milhões de animais abandonados no Brasil, dos quais 10 milhões são gatos e 20 milhões, cães. Com o objetivo de proteger, resgatar e acolher animais em alguma situação de risco, por meio da adoção responsável, a Câmara Municipal de Itabira aprovou um projeto de lei que prevê a criação do Dia da Campanha de Conscientização sobre Adoção de Animais Domésticos no Município.

O projeto de lei é de autoria do vereador Bernardo Rosa (Avante) e foi aprovado em segundo turno na 21ª reunião ordinária, realizada no dia 21 de junho. “Ao adotar, você ajuda a reduzir o número de cães e gatos abandonados. Geralmente os animais de rua ou e abrigos já passaram por muito sofrimento e tudo o que eles precisam é de um lar. E não há recompensa maior do que vê-los sendo acolhidos e devidamente cuidados”, diz trecho da matéria.

O vereador pretende alertar a população por meio de ações, debates, palestras e seminários sobre a importância da posse responsável e da necessidade do controle de natalidade dos animais domésticos. A campanha de conscientização deverá ser divulgada nas redes sociais, escolas públicas e órgãos públicos.

“A Campanha de Conscientização sobre Adoção de Animais Domésticos exige urgência para unir esforços da sociedade, visando obter o controle de natalidade, focando na necessidade de orientar a população itabirana sobre a importância da posse responsável dos animais de estimação. Na causa dos animais não existem vencedores, mas voluntários, ou seja, pessoas bem-intencionadas e capazes de convencer seus semelhantes a serem mais sensíveis e unidos em prol do direito dos animais”, ponderou Bernardo Rosa.