Várias regiões de Belo Horizonte foram atingidas por fortes chuvas, inclusive de granizo, ao longo desta quarta-feira (16). Apesar de breve, o temporal contabilizou vários estragos, especialmente na região Norte da capital. Por lá, a Defesa Civil registrou o acúmulo de 16,6 milímetros de chuva só nas últimas quatro horas.
Devido à intensidade da chuva, no bairro Jaraguá, na Pampulha, parte da cobertura de um posto de combustíveis caiu no estacionamento de um supermercado. Segundo o Corpo de Bombeiros, o incidente impediu que condutora que estava no estacionamento saísse do veículo. Felizmente, ninguém ficou ferido.
Já no bairro Cachoeirinha, na regional Nordeste, uma árvore acabou caindo sobre um veículo na avenida Bernardo Vasconcelos, por conta do temporal. Um bombeiro esteve no local e constatou que nenhum dos ocupantes do carro se feriram.
‘Do nada, granizo’
Apesar do alerta da Defesa Civil da capital, as pedras de gelo surpreenderam os moradores, que publicaram registros em vídeos nas redes sociais. Os belo-horizontinos também brincaram com a rapidez das mudanças do clima da cidade.
“Do nada chuva de granizo, bem-vindo a BH, lugar que estava sol há 20 minutos”, publicou um usuário do Twitter. “Maior sol, chuvão de granizo do nada, volta maior sol”, escreveu outro. Veja a repercussão:
Alertas da Defesa Civil
Na manhã de hoje, a Defesa Civil de BH já havia alertado para possibilidade de risco geológico, valendo até a segunda-feira (21). O órgão ainda recomendou “atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos”.
As chuvas seguem intensas, em Belo Horizonte e região, neste mês de fevereiro. Ainda de acordo com o órgão municipal, já choveu mais que o esperado para o mês em todas as regionais.
Já por volta das 14h30, a Defesa Civil alertou para o risco de chuva de granizo, inicialmente na região sul de BH. De acordo com atualizações divulgadas pouco antes de 16h, choveu extremamente forte na região Norte da capital, com mais de 5 mm em cinco minutos.
Aproximadamente às 17h, era a região de Venda Nova que registrava chuva forte, enquanto a Pampulha e a região Leste enfrentavam precipitação fraca. Já no início desta noite, a Defesa Civil emitiu um novo alerta para o risco de granizo na capital ao longo das próximas duas horas.
Confira o acumulado de chuvas registradas em BH das 14h20 às 18h:
- Barreiro 0,0 mm
- Centro Sul 16,2 mm
- Leste 10,2 mm
- Nordeste 12,2 mm
- Noroeste 0,0 mm
- Norte 16,6 mm
- Oeste 0,0 mm
- Pampulha 0,8 mm
- Venda Nova 10,6 mm
A média climatológica de fevereiro, ainda segundo a Defesa Civil, é de 181,4 mm. Ainda de acordo com o órgão, já choveu mais que o esperado para o mês em todas as regionais.
Reforce os cuidados
Confira abaixo os cuidados recomendados pela Defesa Civil em caso de chuva de granizo:⠀
- Tenha um lugar previsto, seguro, onde você e sua família possam se alojar no caso de chuva de granizo;
⠀⠀ - Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;
⠀ - Não fique no alto de morros, topo de prédios, torres de linhas telefônicas e de energia elétrica;
⠀ - Nunca se abrigue ou estacione debaixo de árvores;
⠀ - Procure estacionar em um local seguro e coberto.
Emissão de alertas
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.