Criminosos usam nome do jornalista Leo Dias para aplicar golpe em famosos no WhatsApp

O nome do jornalista Leo Dias, colunista de entretenimento do portal Metrópoles, foi usado por fraudadores para aplicação de golpes em celebridades e empresários de artistas. Os fraudadores conseguiram entrar em contato com personalidades como o ex-BBB Pedro Scooby e os representantes das duplas sertanejas Maiara e Maraísa e Henrique e Juliano.

O caso foi denunciado pelo próprio Leo Dias, que divulgou um vídeo em sua conta no Instagram na última quarta-feira (27), explicando o ocorrido. Segundo o jornalista, os criminosos estariam entrando em contato com famosos e pedindo doações para uma ONG em nome do colunista. “Não estou pedindo doação coisa nenhuma”, declarou Dias.

publicidade

Golpistas tentaram negociar ações publicitárias

Os golpistas, se passando por Leo, dizem que o contato se trata de uma “ação solidária”, que reúne empresários, artistas e influenciadores digitais. A ação teria a renda revertida em prol dos menos favorecidos e, inicialmente, é pedida uma contribuição no valor de R$ 2,5 mil, além de acordos de divulgação da arrecadação e publicidade com artistas.

Porém, as mensagens têm erros crassos de português, o que não é esperado para um jornalista, como o uso da expressão “menos desfavorecidos”, que não existe e, caso existisse, faria referência aos mais ricos, não aos mais pobres; E o uso de uma cedilha na palavra “você”, apontou a coluna “Na Mira”, do Metrópoles.

Leia mais:

WhatsApp é o aplicativo favorito dos golpistas

O ocorrido com Leo Dias não é exatamente um caso isolado, invasões ou clonagens de contas do WhatsApp para extorsão e fraude são práticas cada vez mais comuns e que preocupam autoridades de segurança da informação e delegacias de crimes digitais.

Dados da empresa de cibersegurança Kaspersky, divulgados em 2021, apontam, inclusive, que o WhatsApp é o aplicativo de mensagens favorito para aplicação de golpes. De todos os links maliciosos enviados em campanhas de phishing entre dezembro de 2020 e maio de 2021, 89,6% foram disseminados pelo aplicativo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital