Cruzeiro tem a 7ª maior torcida do Brasil, Galo aparece em 10º e Flamengo lidera, diz pesquisa O Globo/Ipec

torcidas cruzeiro galo futebol
Os dois times mineiros estão no top 10 das maiores torcidas do país (André Araújo/Cruzeiro + Bruno Sousa/Atlético)

As torcidas dos mineiros Cruzeiro e Atlético figuram entre as dez maiores do Brasil, sendo que o clube celeste aparece em 7º lugar no ranking, e o alvinegro ocupa a 10ª posição. O Flamengo possui a maior torcida do Brasil e está na frente de Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Vasco, respectivamente. A Raposa apareceu em 3,1% das respostas dos brasileiros entrevistados, e o Galo, em 2,1%.

Os dados são da pesquisa O Globo/Ipec, que começou a ter seus resultados divulgados a partir de hoje (19). O estudo foi feito com base em duas mil entrevistas presenciais com pessoas maiores de 16 anos em 126 municípios de todo o país, entre os dias 1º e 5 de julho.

O ranking

Após o “Top 5”, o Grêmio ocupa a 6ª posição, com 3,2% das respostas. Depois do Cruzeiro (7º), Internacional e Santos estão tecnicamente empatados, com 2,2%. O Galo aparece na 10ª colocação e é seguido por Bahia, Botafogo, Fortaleza, Sport e Fluminense, completando a lista dos 15 clubes com mais de 1% nas menções. O mineiro América consta na 22ª posição, com 0,4% das respostas.

Confira as quinze maiores torcidas do país, de acordo com o levantamento O Globo/Ipec. Os números estão em porcentagem:

  1. Flamengo – 21,8
  2. Corinthians – 15,5
  3. São Paulo – 8,2
  4. Palmeiras – 7,4
  5. Vasco – 4,2
  6. Grêmio – 3,2
  7. Cruzeiro – 3,1
  8. Internacional – 2,2
  9. Santos – 2,2
  10. Atlético-MG – 2,1
  11. Bahia – 1,7
  12. Botafogo – 1,3
  13. Fortaleza – 1,3
  14. Sport – 1,2
  15. Fluminense – 1,1

A pesquisa

Em formato espontâneo, ou seja, sem uma lista de opções, a pesquisa colheu respostas à pergunta sobre qual time brasileiro cada entrevistado “torce mais ou tem simpatia maior”. Além disso, os participantes poderiam citar mais de um clube de futebol.

O índice de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro total é de 2 pontos para mais ou para menos. Nos próximos dias, o jornal também apresentará mais dados da pesquisa que revelam o perfil dos torcedores com base nas distribuições etária, regional, de gênero, cor da pele e religião, por exemplo.

Torcidas comentam

Nas redes sociais, os torcedores de diversos clubes teceram comentários sobre a pesquisa. “O Cruzeiro passou por uma fase bem vitoriosa enquanto o Galo passou por um longo jejum, isso pode se reverter ao longo dos próximos anos”, escreveu um usuário. Leia algumas opiniões:

Edição: Roberth Costa

Beatriz Kalil Otherobeatriz.othero@bhaz.com.br

Graduanda em jornalismo pela UFMG e fascinada por futebol, dentro e fora das quatro linhas. Cobre esportes para o BHAZ. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022. Também produziu reportagens premiadas pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

Com BHZ