Encontro fortalece laços entre Funcesi e Ascarmarita

Entidades se reuniram na sede da instituição de ensino e conversaram sobre possíveis parcerias no futuro

A sustentabilidade é um termo indispensável no mundo atual. E para discutir esse e outros temas relacionados, representantes da Funcesi e da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itabira (Ascarmarita) se reuniram na última sexta-feira (28), no prédio da instituição de ensino superior.

Representaram a Funcesi o presidente Maurício Mendes, a diretora administrativa e financeira Gilcéia Gomes e a coordenadora do setor de Controladoria, Josiane Possa. O trio esteve com Lucimar Gomes e Evandro Santos, respectivamente presidente e gestor da associação, atuante há mais de 15 anos.

Além da reunião, os visitantes puderam conhecer espaços importantes do campus, como laboratórios e salas de aula. Segundo Lucimar, uma possível parceria também foi discutida.

“Por meio de um trabalho conjunto, poderíamos promover a destinação correta do material reciclável da Funcesi e, paralelamente, contribuir com a renda dos nossos associados. Uma vez que ela depende, exclusivamente, dessa atividade”, afirma.

Gilcéia Gomes, por sua vez, reforça o compromisso da instituição de ensino em contribuir com o desenvolvimento de projetos de Itabira e região.

“O encontro foi muito produtivo. Considero uma ótima oportunidade, tanto para a Funcesi quanto para a Ascarmarita, já que poderíamos direcionar nossos resíduos para uma associação local, fazendo esse fluxo girar em nosso município”, ressalta.

Sobre a associação

Fundada em 2009, a Ascarmarita exerce papel importante na defesa dos direitos dos catadores. Hoje com 10 membros, o grupo ajuda a reduzir a quantidade de resíduos destinados aos aterros, promovendo a reciclagem e a reutilização de materiais.

Além disso, o trabalho da associação contribui na educação da comunidade sobre a importância da gestão de resíduos, amplia a geração de empregos e promove a inclusão social, envolvendo comunidades locais em suas atividades. Sua sede é localizada no bairro Pedreira e há o planejamento de, nos próximos anos, o número de associados chegar a 60.