Celebração destaca legado construído em parceria com a cidade e compromisso com o futuro. Programação cultural gratuita segue neste fim de semana para os itabiranos
Cidade onde a Vale foi fundada, Itabira foi palco, na manhã desta sexta-feira (26), da celebração dos 84 anos da empresa, marcada pela apresentação de iniciativas e investimentos voltados ao desenvolvimento sustentável do município e às oportunidades futuras. O evento reuniu empregados, autoridades, parceiros e representantes da comunidade.
Atualmente, a Vale mantém cerca de 10 mil trabalhadores no Complexo de Itabira, entre empregados próprios e contratados, impulsionando a economia local. Em 2025, a Vale movimentou cerca de R$ 1,2 bilhão em compras com fornecedores locais do município e, no primeiro trimestre de 2026, já foram R$ 269 milhões. A estratégia fortalece o empreendedorismo e a geração de renda em Itabira, além de contribuir para a diversificação econômica de Itabira, com apoio ao desenvolvimento de fornecedores e estímulo a novas atividades produtivas.
“Ao longo dessas mais de oito décadas, aprendemos que crescer só faz sentido quando crescemos junto com a sociedade. Seguimos comprometidos em contribuir para que Itabira avance, com mais oportunidades, qualidade de vida e um olhar para o futuro”, destacou Diogo Monteiro, diretor do Complexo de Itabira, durante a abertura.

Na área social, a empresa destacou iniciativas em educação, saúde e desenvolvimento local. O programa Aprova+, por exemplo, já atendeu 240 jovens com preparação para o Enem. Também foram apresentados projetos de qualificação profissional, apoio ao ensino superior — com quase R$ 19 milhões investidos na expansão do curso de Medicina da Funcesi, e a capacitação de mais de 2 mil profissionais da rede pública por meio do programa Ciclo Saúde.
Entre os projetos estruturantes, o destaque foi o Projeto Rio Tanque, voltado à segurança hídrica do município, com investimento estimado em quase R$ 1,2 bilhão e capacidade de atendimento de 113 mil itabiranos.
Durante a celebração, a Vale e o Sindicato Metabase de Itabira assinaram um protocolo de intenções para a revitalização do Clube Campestre Metabase, espaço tradicional de convivência dos trabalhadores e suas famílias. Para André Viana, presidente do Metabase e integrante do Conselho de Administração da Vale, a iniciativa amplia o alcance social do clube e reforça o impacto direto na comunidade.
“Essa é uma parceria bilateral que envolve a revitalização deste importante clube histórico da cidade. A iniciativa vai ampliar o acesso ao lazer e fortalecer ações sociais que já fazem diferença na vida de muitas pessoas. Teremos um espaço com mais estrutura e qualidade para atender ainda mais gente”, afirmou Viana.
Mineração do futuro
O evento também reforçou o compromisso com a segurança das operações, considerada prioridade pela empresa. Em Itabira, a Vale já concluiu 80% do Programa de Descaracterização de Estruturas a Montante, com 8 das 10 estruturas com obras finalizadas. As duas últimas estruturas remanescentes devem iniciar intervenções em breve, permitindo a conclusão do programa no município e reforçando a segurança das comunidades.
Outro destaque foi a estratégia para uma mineração mais tecnológica e sustentável, com a implantação da primeira Usina Modelo da empresa em Itabira, que utiliza inteligência artificial e automação e já apresenta aumento de 25% na produtividade. O projeto envolveu a capacitação de 122 empregados, com mais de 2.800 horas de treinamento, preparando os profissionais para um ambiente mais digital e seguro.
“Estamos avançando com segurança e investindo em tecnologia para uma mineração mais sustentável, sem perder de vista que as pessoas estão no centro dessa mudança. Em Itabira, estamos preparando nossos profissionais e construindo, hoje, a mineração do futuro”, disse Rafael Bittar, vice-presidente de Serviços Técnicos da Vale, destacando a transformação do setor.
Apresentações do Vale Música
Como parte das comemorações, o programa Vale Música promove dois dias de apresentações gratuitas no município. Nesta sexta-feira (26), às 20h, o Coral Jovem se apresenta no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. No sábado (27), também às 20h, a Orquestra Jovem Vale Música sobe ao palco na Praça do Areão, com participação da cantora Fernanda Takai.
