Festival de Arte Negra começa no dia 23 de outubro em BH

fan
São sete dias de festival com uma programação especial (Pablo Bernardo/FAN/Divulgação

A 12º edição de um dos mais tradicionais Festivais de Arte Negra do Brasil, o FAN BH 2023, está chegando com uma programação para pessoas de todas as idades. Com atrações de música, dança, teatro, artes plásticas e outras áreas, o evento vai rolar do dia 23 ao dia 29 de outubro.

A “Tríade Corporal” é o tema que norteia a construção do festival ao unir as concepções de passado, presente e futuro. “Esse conceito atua como uma ponte entre as tradições ancestrais e as visões futurísticas, tudo em busca de uma compreensão mais profunda do presente”, diz a página do evento.

O FAN ocorrerá no Parque Municipal e outros espaços da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), que organiza o evento por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura em parceria com o Instituto Lumiar.

Atrações artísticas

As atrações artísticas serão divulgadas nesta terça (10) após seleção das propostas que irão compor a programação. Profissionais da arte de Belo Horizonte e região metropolitana passaram por um processo seletivo. Ao todo, 10 artistas de todas as linguagens foram selecionados para participar do festival.

Empreendedoras e empreendedores pretos de BH e região metropolitana também foram selecionados para participar do Ojá, Mercado das Culturas. A ideia é promover a circulação de recursos, ideias e afetos, criando uma rede de novos negócios e oportunidades, além da exposição de bens e mercadorias.

“O FAN BH é um festival dedicado à valorização e à difusão da arte de matriz africana. Suas referências articulam as raízes ancestrais dessa cultura às expressões da sua contemporaneidade e dedica-se a fortalecer as matrizes tradicionais africanas, que são de alguma forma ainda preservadas e aquelas resultantes do contato com outras culturas”, destaca a PBH.

A programação completa ainda será divulgada.

Anota aí:

Festival de Arte Negra – FAN BH 2023
Data: 23 a 29 de outubro
Local: Parque Municipal | Av. Afonso Pena, 1377 – Centro

Arreda pra Cá

Treinos exaustivos, horas na academia e dietas restritas são, possivelmente, as primeiras coisas que vêm à mente quando pensamos na rotina de um body builder profissional. Mas será que é assim mesmo?

O Arreda pra Cá, podcast do BHAZ, recebe, nesta semana, Matheus Nery, o único atleta profissional de fisiculturismo de BH para contar sobre a vida no esporte.

No papo com Asafe Alcântara e Giovanna Fávero, o atleta abriu o jogo sobre a dieta, os prós e contras da vida no esporte e até mesmo o uso de anabolizantes no meio.