Frente fria pode provocar chuvas em Minas; BH segue com calorão e temperaturas de até 35ºC

chuva bh
Precipitações podem ser registradas em BH, mas chances são pequenas (Amanda Dias/BHAZ)

Uma frente fria poderá provocar chuvas em Minas Gerais e dar um alívio no calor ao longo dos próximos dias. A meteorologia prevê a possibilidade de precipitações até mesmo em Belo Horizonte. Nesta semana, a capital mineira teve o dia mais quente do ano com os termômetros chegando aos 35ºC.

A explicação para a chuva está na chegada de uma frente fria nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. “Vamos ter a instabilidade aumentando no Sul de Minas, Triângulo e Oeste. Existe a possibilidade de chuva até mesmo na região Central do estado, mas é bem pequena a probabilidade”, diz o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

A frente fria citada por Claudemir pode provocar chuvas acompanhadas de raios e rajadas de ventos em cidades dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e até mesmo do Paraná. Voltando a falar de BH, o meteorologista informou que as chuvas tendem a ocorrer apenas no fim do mês. Até lá, os termômetros vão se manter com as temperaturas elevadas.

Calorão

“A temperatura mínima nesta quinta-feira (9) foi de 18ºC e a máxima será de 34ºC. A umidade relativa do ar ficará em torno de 20%. Os dias devem continuar quentes e até domingo (12) teremos os termômetros chegando aos 35ºC. Apenas no final de setembro que teremos pancadas de chuva em BH”, diz em entrevista ao BHAZ.

O dia mais quente do ano em Belo Horizonte foi registrado na última segunda (6). A capital mineira registrou exatos 35ºC.

Cuidados

Em dias secos e com altas temperaturas, alguns cuidados precisam ser tomados, conforme orienta a Defesa Civil de Belo Horizonte:

  • Hidrate-se durante o dia;
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
  • Evite frituras;
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
  • Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
  • Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

 

Edição: Vitor Fernandes

Com BHZ