Fusca conversível? Veja como era e quanto custava o “Fusca Itamar”

Um dos setores mais incentivados no Brasil sempre foi o automotivo. Entusiastas de carros aclamam clássicos produzidos nas décadas passadas. Dentre essas raridades está o Fusca da Volkswagen, um verdadeiro símbolo da economia nacional, que durante a década de 1990 era o carro popular mais vendido no país. Além disso, ele pode ser considerado um marco do plano real com a versão especial que levava o nome do então presidente do Brasil, Itamar Franco.

O Olhar Digital trouxe curiosidades sobre esse carro que marcou época e investigou o valor da época de seu lançamento.

Fusca Itamar

Na época de seu lançamento, existia uma aliança automotiva chamada Autolatina, formada pelas gigantes Volkswagen e Ford. Em agosto de 1993, o então presidente Itamar Franco, autor da ideia, havia feito a reinauguração da linha de montagem do Fusca na fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

A saber, uma curiosidade é que durante essa visita o presidente usou um modelo nomeado por ele como “carro dos sonhos”: um Super Fusca Conversível.

Imagem da comitiva do governo durante a cerimônia de relançamento em 1993
Cerimônia de relançamento com a presença do então Presidente Itamar Franco em 1993. (Imagem: Arquivo)

Para a cerimônia de relançamento do Fusca, a VW encomendou junto à Sulam, empresa especializada em modelos de carros especiais a transformação do veículo. A princípio, sabe-se que dessa encomenda resultaram duas unidades do Fusca Conversível, sendo que uma delas foi comprada na época pelo próprio presidente e hoje está em exposição permanente no memorial Itamar Franco, na cidade de Juiz de Fora (MG). Quanto a outra unidade, ficou guardada no acervo da fabricante.

Vale ressaltar que a versão conversível foi apenas produzida em comemoração pela reinauguração da fabricação do modelo no país. Ou seja, a VW nunca fez um Fusca conversível para o Brasil.

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Existem apenas duas versões conversíveis do modelo Itamar, produzidas especialmente comemorando a retomada de sua produção ocorrida naquela época. (Imagem: Lucas Gabriel MH/ Memorial Itamar Franco)

Potência e economia

O modelo básico vinha equipado com um motor de 1600 cc a álcool que produzia 58,7 cavalos. Ele acelerava de 0 a 100 km/h em 14,3 segundos e tinha velocidade máxima de apenas 140 km/h.

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O carro era um modelo relativamente completo, com som de fábrica.
(Imagem: Lucas Gabriel MH/Memorial Itamar Franco)

Valor de lançamento

Com as mudanças que o país enfrentava referentes as questões da super desvalorização da moeda e lançamento do plano real. Muito se especulou entre os envolvidos no lançamento, sobre o valor de mercado desse modelo.

Vale destacar que em 1994, como uma forma de incentivo para o aumento das vendas de veículos populares, o Governo federal baixou propositalmente o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para o,1%.

Com isso o recém-lançado real passou a valer naquele ano de 1993 o mesmo que o dólar. Assim sendo, R$1 real era o equivalente a US$1 dólar.

E considerando todo esse contexto de incentivo e equação entre o dólar e o real, o Fusca Itamar saiu pela bagatela de R$6,800 reais.

Atualmente, carros populares com motor 1.0 estão longe de custar um valor tão acessível quanto ao da época de lançamento do Fusca Itamar. Em suma, veículos ditos populares estão hoje segundo a tabela especializada fipe na faixa de R$69.000 mil reais.

Porém, Existem indícios que esse valor pode ser reduzido ainda no segundo semestre de 2023 de acordo com uma declaração do atual governo por conta da redução de impostos nesse setor da indústria.

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A produção do modelo Itamar era centrada na região do então ABC Paulista.
(Imagem: Lucas Gabriel MH/Memorial Itamar Franco)

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Fonte: Olhar Digital