A Secretaria de Fazenda de Minas Gerais alertou, nesta quinta-feira (20), sobre uma série de golpes que tem sido aplicada oferecendo descontos de até 25% no valor do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor) 2023.
Segundo a pasta, essa tem sido a estratégia adotada por golpistas para roubar o dinheiro dos contribuintes mineiros com links e sites falsos.
“A fraude mais comum são páginas na internet que imitam o site oficial da Secretaria de Fazenda. Muitas dessas páginas são patrocinadas e aparecem em destaque nas pesquisas feitas no Google, Yahoo e Bing”, alerta a secretaria.
Diante disso, a pasta reforça as orientações sobre os cuidados a serem observados na hora de pagar o IPVA. Confira, abaixo, o passo a passo para pagar o imposto:
- Acesse o site www.fazenda.mg.gov.br e, na aba “Tributos”, clique na opção IPVA;
- Na sequência, clique na opção “Para Emissão de Guia do IPVA”;
- Depois, clique em “GUIA para pagamento de IPVA e Taxa de Licenciamento”;
- Em seguida, digite o número do Renavam do seu veículo e escolha o exercício (ano) de pagamento do IPVA;
- Sempre confira a barra de endereços para ver se bate com a da Secretaria da Fazenda;
- Faça o que for solicitado pelo sistema de segurança reCAOTCHA, como selecionar imagens de semáforos, barcos e etc;
- Selecione as parcelas que deseja quitar e clique na opção “Pagamento Via Pix”;
- Por fim, antes de confirmar o pagamento, confira o nome do favorecido (ESTADO DE MINAS GERAIS), o CNPJ (18.715.615/0001-60) e a instituição (ITAÚ UNIBANCO).
Pagamento de IPVA via Pix
A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG) implementou nova modalidade de pagamento do IPVA via Pix a partir de março. A iniciativa tem o objetivo de ampliar o leque de opções disponíveis para os motoristas mineiros.
Quem tem conta em qualquer instituição financeira ou banco digital (as chamadas fintechs) poderá quitar o tributo acessando o QR Code gerado no Documento de Arrecadação Estadual (DAE) emitido no site da Secretaria de Fazenda.
A escala de vencimentos da segunda parcela do IPVA 2023 começou no dia 13 de abril. Além de facilitar a vida dos proprietários de veículos, a medida vai proporcionar uma redução de custos para o Estado, pois o valor repassado às instituições financeiras por pagamento via PIX é menor que as outras formas de pagamentos disponibilizadas pelos bancos e casas lotéricas.
“O PIX já é uma realidade em grande parte das transações comerciais hoje em dia e o Estado está se adequando e dando mais essa opção ao nosso contribuinte. Inicialmente, essa modalidade está disponível apenas para o IPVA, mas, em breve, pretendemos ampliar para outros impostos e taxas estaduais”, afirma o subsecretário da Receita Estadual, Osvaldo Scavazza.
Com Agência Minas
Com BHZ