Diferentes regiões de Minas Gerais podem ser atingidas por chuvas de granizo durante esta quinta-feira (24), segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O alerta vale ainda para Belo Horizonte e região metropolitana.
O instituto emitiu três avisos de perigo potencial de tempestade incluindo granizo, envolvendo diferentes regiões do estado. Ao todo, 568 municípios estão sob esses alertas, que advertem ainda sobre chuvas de até 50 mm/dia e ventos intensos, de 40 a 60 km/h.
O meteorologista Claudemir de Azevedo, do instituto, explica que isso não significa que todas essas cidades sofrem risco de receber chuvas de granizo: “Os alertas são emitidos por região, de maneira geral, cobrindo áreas grandes. Nem todas as cidades listadas têm essa previsão”.
Regiões sob alerta
Ainda segundo o especialista, os alertas de chuvas fortes valem para as regiões do Triângulo Mineiro, Oeste, Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata, região metropolitana de Belo Horizonte, e Vale do Rio Doce, na divisa com o Espírito Santo.
Apesar da precipitação e dos ventos, os avisos afirmam que há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Já a previsão de granizo vale para o Sul de Minas, a Serra da Mantiqueira, a Zona da Mata e a região metropolitana de Belo Horizonte, podendo atingir a capital mineira ou não.
Tempo em BH
Apesar de o dia ter amanhecido ensolarado em Belo Horizonte, a previsão é de chuva ao longo desta tarde. “É um dia típico de verão, com céu limpo. Com o aquecimento do meio da manhã para a tarde, vão surgindo nuvens e, depois, vem a tempestade”, explica o meteorologista.
Ainda de acordo com ele, a sexta-feira (25) também deve amanhecer com o céu mais aberto, com o sol entre poucas nuvens, e com essa concentração aumentando durante a tarde. A previsão para amanhã também é de precipitação, mas, até o momento, não é de chuva forte.
A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta por volta das 13h30 de hoje, advertindo sobre a possibilidade de pancadas de chuva de 20 a 40 mm, com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h, até 8h de sexta-feira.
Segundo informações atualizadas pelo órgão pouco antes das 14h20, já estava chovendo moderadamente na Pampulha e na região Oeste de BH. Nas regiões Noroeste, Centro-Sul e de Venda Nova, a chuva era fraca. As outras regionais ainda não haviam sido atingidas.
Recomendações
A Defesa Civil também lista uma série de recomendações para a população durante a chuva:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.