Segundo estimativas da Receita Federal, devem ser recebidas 34,1 milhões de declarações de Imposto de Renda até o fim desta terça-feira, 31 de maio, último dia para o envio do documento.
Vale lembrar que o levantamento mais recente, referente aos envios realizados até o fim da tarde desta segunda-feira (30), mostrou que foram entregues cerca de 31,5 milhões de declarações, reforçando o hábito de parte dos brasileiros de deixar tudo para última hora.
publicidade
Restituição do Imposto de Renda
Os lotes serão disponibilizados seguindo a ordem de entrega da declaração, ou seja, quem enviou o documento primeiro também recebe a restituição antes dos demais. O primeiro lote, inclusive, já será pago hoje.
Para conferir se foi contemplado neste primeiro lote, basta acessar a página da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição”. Veja as demais datas dos próximos lotes:
- 2º Lote: 30/06/2022
- 3º Lote: 30/07/2022
- 4º Lote: 31/08/2022
- 5º Lote: 30/09/2022
Segundo o governo federal, o montante será destinado aos contribuintes com prioridade legal, sendo 226.934 idosos acima de 80 anos, 2.305.412 entre 60 e 79 anos, 149.016 com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e 702.607 cuja maior fonte de renda seja o magistério. Além disso, o lote contempla restituições residuais de exercícios anteriores.
Perdi o prazo, e agora?
Vale alertar que quem entrega a declaração fora do prazo está sujeito à multa de 1% ao mês, cujo valor é calculado sobre o imposto devido ao fisco (o valor máximo é de até 20% ). A multa mínima, por sua vez, é de R$ 165,74, segundo as informações da Receita.
A multa é emitida assim que os documentos são enviados. A partir daí, o declarante tem 30 dias para efetuar o pagamento sem o acréscimo de juros.
Leia mais:
Cuidado com os golpes!
A Receita Federal alertou que golpistas estão utilizando informações da restituição de Imposto de Renda Pessoa Física para fazer novas vítimas. A instituição alerta que é preciso ter cuidado especialmente com links suspeitos enviados por e-mail.
Em geral, os alertas enviados pela Receita por e-mail ou mensagem SMS não possuem nenhum link de acesso, informa o órgão.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital