Itabira endurece regras para animais soltos nas vias

Parceria entre Meio Ambiente e Polícia Civil reforça a fiscalização e responsabiliza tutores de animais de grande porte abandonados na cidade

A presença de animais de grande porte soltos em vias públicas tem colocado em risco a segurança de motoristas, pedestres e também dos próprios animais em Itabira. Para enfrentar o problema, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal (SEMAPA) firmou uma parceria com a Polícia Civil, com o objetivo de intensificar o combate aos maus tratos e a responsabilização dos tutores.

Deixar animais de grande porte, como cavalos, bois e vacas, soltos nas ruas é crime, de acordo com legislações federais e estaduais que tratam da segurança no trânsito, do abandono e da proteção animal. “Essa parceria da polícia e órgãos públicos já existia, porque o ato de abandono é um crime. Essa nova ação busca ampliar a fiscalização e endurecer as regras, a fim de trazer mais segurança para a população e também mais proteção para os animais”, destaca o Delegado Regional da Polícia Civil de Itabira, Diogo Luna.

Desde que a ação conjunta foi iniciada, em menos de 30 dias, 38 animais foram recolhidos das ruas. Desses, 26 tiveram seus donos identificados e responderam administrativamente pelo ato. Os demais seguem sob acompanhamento da SEMAPA até que as medidas legais sejam concluídas.

Como funciona a denúncia?

As denúncias podem ser feitas através do (31) 3839-2347, WhatsApp ou ligação, e o denunciante deve enviar fotos e a localização do animal. Assim que o chamado é recebido, uma equipe da Secretaria se desloca até o local para realizar o recolhimento.

A secretária de Meio Ambiente e Proteção Animal, Elaine Mendes, explica que o trabalho é rigoroso, e também tem foco educativo e preventivo. “A gente entende que, muitas vezes, o animal não está na rua por maldade, mas por descuido. Só que esse descuido pode custar vidas, de pessoas e dos próprios animais. Por isso, estamos atuando com a Polícia Civil para dar mais firmeza a esse trabalho. Quem tem um animal precisa cuidar, zelar e garantir que ele não represente risco à cidade”, afirma Elaine.

Adoção dará novo destino a animais recolhidos

A SEMAPA também está preparando um edital de adoção para os animais que não forem reclamados pelos tutores no prazo de até 10 dias após o recolhimento. Passado esse período, os animais poderão ser disponibilizados para novos lares, de forma segura e responsável.

Um chamamento público será aberto para cadastrar pessoas interessadas em adotar os animais recolhidos nas vias públicas de Itabira. A iniciativa, em parceria com o escritório seccional do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em Itabira, garante que esses animais tenham uma nova oportunidade, reforçando o compromisso do município com o acolhimento, a segurança e o respeito à vida.