MG tem diminuição de casos e aumento de mortes, comparando segundas-feiras

profissional da saúde saindo de ambulância
Número de mortes por COVID-19 tem aumentado cada vez mais (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

Os dados informados pelo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), nesta segunda-feira (14/2), apontam que Minas registrou mais 46 mortes e 1.797 novos casos de infecção pela COVID-19, em um período de 24 horas.

Em comparação com a segunda-feira passada (7/2), o registro de novos casos de infecção caiu pela metade, de 4.073  para 1.797. Se compararmos com a última segunda-feira de janeiro (31/1), a diferença é ainda maior. Há duas semanas o estado registrava 7.847 novas infecções no período de 24 horas.
Entretanto, o número de mortes vem crescendo cada vez mais. Na última segunda-feira (7/2), foram contabilizados 26 novas mortes, o que já era o triplo do dia 31 de janeiro, quando foram registrados 8 óbitos. Hoje o estado aponta 46 novas mortes.
Com relação às mortes, o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, pontuou que os números atuais estão relacionados às internações de duas semanas atrás, período em que a pandemia atingiu o auge no estado e tivemos os maiores números de infecção também. De acordo com o secretário, a tendência para os próximos dias é de uma redução nesse indicador.
“Com a diminuição dos novos casos e do número de pacientes aguardando internação, a expectativa é a de que daqui a duas semanas também comece a cair o número de óbitos por COVID-19 em Minas”, afirmou o secretário.
O estado contabiliza 3.014.713 ocorrências de contaminações pelo vírus desde o início da pandemia, em 2020. Há uma semana, o número total de casos confirmados era de 2.880.591.
Baccheretti também afirma que o pico de novos casos registrados também já foi superado e acredita que os próximos dias apresentarão uma queda no indicador.
Entre os casos ainda em acompanhamento, de pessoas que ainda estão em tratamento, ou estão à espera de atualização por parte das secretarias municipais de saúde, são 223.391 casos.
*Estagiário sob supervisão de Álvaro Duarte