‘Muralha BH’: veja detalhes do novo projeto para a segurança pública da capital


Durante o anúncio da convocação de 500 novos guardas municipais
, o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, anunciou que a PBH desenvolve o projeto “Muralha BH”, com uma série de iniciativas para a segurança pública da cidade.

O projeto ainda será detalhado pela prefeitura, mas um dos objetivos é cercar toda Belo Horizonte com câmeras, criando um sistema de vigilância abrangente. Esse sistema visa monitorar de forma mais eficaz o espaço público.

“Estamos atentos com a segurança pública de Belo Horizonte, nós temos a melhor Guarda Municipal do Brasil e vamos melhorar ainda mais, colocando mais pessoas para trabalhar na cidade de Belo Horizonte, porque a gente também sente essa carência”, disse o prefeito.

Especificamente, o sistema contará com reconhecimento facial e reconhecimento de placa veicular. A intenção é que todo o sistema de câmeras em Belo Horizonte seja monitorado usando essas capacidades.

Damião disse ainda que o projeto vai reforçar a proteção também a espaços públicos de BH e auxiliar em flagrantes. Ele citou, como exemplo,
o caso da rua Sapucaí, na região leste da capital, que passou um período fechada e, pouco após sua reinauguração, foi alvo de vândalos
.

“Consertamos a Sapucaí, investimos um dinheiro danado. Mas as pessoas têm que ter educação, porque não dá pra você fazer uma praça e colocar um guarda pra ficar parado lá, né? Então nós vamos monitorar muito desses locais, serão monitorados com câmeras. Isso muito em breve”, disse, afirmando que o sistema vai auxiliar na detecção de pessoas que cometerem atos infracionais.

“Não dá pra poder ficar colocando um guarda pra ficar tomando conta de pichador em Belo Horizonte. Tenha santa paciência, né? Ninguém aguenta mais”, disse.

Investimentos na Guarda

O Muralha BH não faz parte do investimento de R$ 5 milhões em equipamentos para a Guarda Municipal, anunciados pelo prefeito junto com a convocação dos novos guardas.

O prefeito indicou que o financiamento e a execução deste projeto são separados e seguem um planejamento distinto dentro das ações da prefeitura. “Isso é outra história”, afirmou.

Entre as novidades dentro do investimento inicial está a instalação de compartimentos para detidos em 100% das viaturas. Até então, apenas parte da frota contava com esse tipo de estrutura. A renovação dos veículos, feita em março, incluiu 21 novos carros já equipados com celas.

A frota da Guarda também será reforçada com seis novos veículos, todos com compartimento para transporte de detidos. Também foram comprados 545 Dispositivos Elétricos Incapacitantes (SPARK), além de coldres, porta carregadores e mais de 2.400 cartuchos de munição.