O Jetta GLI vem com a adrenalina da pimenta mexicana

Enquanto o segmento dos SUV’s cresce no Brasil, o dos sedãs segue encolhendo. Mas, para quem quer um modelo familiar, mas com uma performance capaz de acrescentar uma boa dose de adrenalina; e bem recheado de equipamentos de conforto e segurança, então não deixe de colocar no leque de opções o Jetta GLI. Importado do México, o sedã é equipado com motor 2.0 com turbo e injeção direta, que gera 231cv de potência, possibilitando uma aceleração de 0 a 100km/h em menos de sete segundos e chegando próximo dos 250km/h de velocidade máxima. E isso com um nível de consumo bem razoável para um sedã esportivo. A lista de equipamentos é bem recheada, o acabamento interno é de boa qualidade e o espaço interno acomoda com conforto quatro adultos de alta estatura e suas respectivas bagagens.

Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para a grade em colmeia e
na cor preta brilhante, que é cortada por uma barra na cor vermelha; para a
tomada de ar inferior, também em colmeia na cor preto brilhante; e para os
faróis em LED com máscara negra.

Pinças vermelhas

De perfil, a pegada esportiva é ressaltada pelas rodas de liga de 18 polegadas, que deixam à mostra as pinças de freio vermelhas; os pneus de perfil mais baixo e para as maçanetas das portas e capas dos retrovisores na cor da carroceria.

Leia mais: Chegada oficial da GWM

Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, a saída dupla de escape, as lanternas totalmente em LED e com lentes escurecidas, a sigla “GLI” na cor vermelha e a parte de baixo do para-choque em colmeia na cor preta completam o pacote do visual esportivo do sedã.

Acabamento

O acabamento interno é de boa qualidade, com bancos e volante revestidos em couro e o uso de materiais emborrachados no painel. A atmosfera esportiva é realçada por detalhes em vermelho nos bancos, volante e alavanca de marchas.

Leia mais: Peugeot 2008 Griffe

Foto: Eduardo Aquino

Para encontrar uma boa e confortável posição de dirigir, o motorista conta com regulagens de altura e distância da coluna de direção e ajustes elétricos de altura, distância, inclinação e lombar do seu banco, além de memória.

Base achatada

Com base achatada, o volante de três raios tem boa pega e abriga comandos do áudio, multimídia e computador de bordo. Para iluminação interna, o motorista conta com luzes de LED e pode escolher 10 tipos de cores no modo Individual.

Leia mais: Fiat Cronos Drive 1.3 CVT

Foto: Eduardo Aquino

O quadro de instrumentos é totalmente digital, inclui temperatura do motor, pode ser configurável e possibilita uma boa visualização das informações, incluindo as fornecidas pela tela do computador de bordo ao centro.

Espaço

Quatro adultos e uma criança viajam com conforto do Jetta GLI, com bom espaço para quem senta no banco traseiro. Além da ótima capacidade do porta-malas (de 510 litros), o rebatimento do banco traseiro em 1/3 e 2/3 possibilita a flexibilidade de carga.

Leia mais: Chevrolet Equinox Premier

Foto: Eduardo Aquino

No pacote de conforto, destaque para o aquecimento e ventilação dos bancos dianteiros, que atende aos vários tipos de clima no Brasil; teto solar panorâmico, carregamento do celular por indução e ar-condicionado de duas zonas.

Integrada

O conforto é completado pela central multimídia com tela sensível ao toque de 10,1 polegadas (que fica bem integrada ao painel) e que possibilita pareamento sem cabo de celulares por Apple Car Play e Android Auto.

Leia mais: Jeep Compass S 4xe

Foto: Eduardo Aquino

Para sair de vagas e lugares apertados, o motorista conta com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré com imagens de boa definição e boa calibragem da assistência elétrica da direção.

Assistência

Em termos de assistência de condução, destaque para o controle adaptativo de distância e velocidade com função de frenagem de emergência, reconhecimento de pedestres, assistente de permanência em faixa e comando automático do farol alto.

Leia mais: Honda City Hatch Touring

Foto: Eduardo Aquino

O pacote de segurança inclui seis airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, sensor de ponto cego com assistente de saída de vaga, monitoramento da pressão dos pneus e indicador de desgaste das pastilhas de freio.

Condução

Um item que também merece destaque no Jetta GLI é o sistema que possibilita ao motorista escolher entre vários modos de condução (Normal, Esporte, Eco e Individual), que faz ajustes no motor, sistema de direção e no câmbio.

Leia mais: Renault Kwid E-Tech

Foto: Eduardo Aquino

Com um fôlego incrível, o motor 2.0 com turbo e injeção direta de gasolina garante uma performance digna de um sedã esportiva ao GLI, que acelera de 0 a 100km/h abaixo de 7 segundos e chega quase aos 250km/h de velocidade máxima.

Fôlego

O sedã é prazeroso e bastante seguro de guiar. Além das acelerações, as retomadas de velocidade são rápidas e garantem ultrapassagens mais seguras, principalmente em rodovias de pistas simples e com trânsito mais intenso.

Leia mais: Toyota Yaris Hatchback XS

Foto: Eduardo Aquino

Trabalhando de forma bem afinada com o motor,
o câmbio automático DSG de dupla embreagem agora tem sete marchas, em vez das
seis de antes. Isso tornou as trocas de marchas ainda mais rápidas e ainda mais
suaves.

A suspensão tem calibragem voltada para uma
tocada mais esportiva, segurando bem a carroceria naquelas curvas mais fechadas
e de piso irregular. Por outro lado, o conforto é um pouco sacrificado devido
ao perfil maias baixo dos pneus.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Transversal, quatro cilindros em linha,
1.984cm³ de cilindrada, 16V, Turbo e injeção direta de gasolina, que gera 231cv
de potência entre 5.000rpm e 6.200rpm e 35,7kgfm de torque a 4.400rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio
automatizado de dupla embreagem e sete marchas

Direção – Assistência eletromecânica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo multlink

Dimensões – Comprimento, 4,74m; largura, 1,79m; altura,
1,47m; e entre-eixos, 2,68m

Altura do solo – 15,8cm

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na
dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 18
polegada, calçadas com pneus 225/45 R18

Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 524 quilos

Porta-malas – 510 litros

Tanque – 50 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.476 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Frenagem autônoma de emergência, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), controle adaptativo de distância e velocidade com função de frenagem de emergência, ajuste do banco, lado esquerdo elétrico com memória, lado direito sem ajuste de altura; apoio lombar ajustável eletricamente, ar-condicionado de duas zonas, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, assistente de condução Travel Assist, assistente de permanência na faixa Lane Assist e Emergency Assist, auxílio de estacionamento (sinais de alerta em caso de obstáculos nas áreas dianteira e traseira), banco traseiro com encosto bipartido e rebatível, bancos dianteiros com aquecimento, câmera multifunções, câmera traseira para auxílio de estacionamento, carregador de celular por indução, comando automático do farol, luzes diurnas, controles de tração e estabilidade, faróis de LED para farol baixo e farol alto, iluminação ambiente interna em LED, com 10 tipos de cores no interior do veículo no modo Individual; monitoramento da pressão dos pneus, indicador de desgaste das pastilhas de freio, interface USB-C e tomada de carregamento USB, itens de assistência ao motorista, lanterna traseira com iluminação em LED, luz de neblina traseira, painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, reconhecimento de pedestres, regulagem do farol alto “Light Assist”, revestimento da porta e lateral em folha de espuma, inserção de couro sintético, revestimento dos bancos parcialmente em couro, revestimento interno do teto na cor preto, seleção do perfil de condução “Mode” (Normal/Esporte/Eco/Individual), sensor de chuva, sensor de ponto cego com assistente de saída de vaga, sistema de som touchscreen “Discovery Media” tela de 10 polegadas  APP- Connect (Apple Carplay e Android Auto) RD AM/FM; sistema Start-Stop com reaproveitamento da energia de frenagem, tapetes de tecido na dianteira e traseira, teto elétrico – panorâmico, basculante e corrediço, escape duplo e volante multifuncional.

Preços – R$ 226.990,00. Com pintura perolizada, sobe para R$ 229.190,00.

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

Com BHZ