Orçamento Participativo: comunidade decidirá o destino de R$ 40 milhões em obras em Itabira

Moradores de Itabira poderão definir o destino de R$ 40 milhões de investimento em obras que a Prefeitura fará nos bairros da cidade. Instrumento de cidadania plena, o Orçamento Participativo foi lançado oficialmente nessa quinta-feira (18), na sede da Interassociação dos Amigos de Bairros, após 23 anos da última edição. As assembleias nas regionais já começam na próxima terça-feira (23), no bairro Fênix.

O OP foi realizado pela última vez no ano 2000. A retomada usa metodologia semelhante a que era adotada anteriormente, com algumas adaptações devido ao aumento populacional e novas necessidades dos cidadãos. Ao todo, o município foi dividido em nove regionais (confira a relação no fim da matéria), com divisão do orçamento a partir de uma ferramenta chamada de Índice de Qualidade de Vida Urbana (IQVU).

Gabriel Quintão explicou passo a passo do OP

Todo o passo a passo do OP foi explicado pelo secretário municipal de Administração, Gabriel Quintão, um dos coordenadores do programa, que conta também com liderança do secretário de Planejamento e Gestão, Flávio Pena. Serão três rodadas de assembleias nas regionais urbanas e duas nas rurais; depois, o momento de elaboração dos projetos e orçamentos e visitas aos locais em que serão feitos as obras; por fim, a execução das prioridades votadas pela comunidade em 2024 nas áreas de educação, saúde, esporte e lazer e infraestrutura urbana.

“Recriar o OP é retomar um instrumento de políticas públicas que não deveria ter sido abandonado. Quando a gente fala em ouvir, planejar e realizar, a gente fala do ciclo completo da gestão participativa”, comentou Gabriel Quintão. “Os investimentos foram divididos segundo o tamanho da população de cada bairro, a quantidade de equipamentos públicos naquela regional e os índices de qualidade de vida. Regionais com mais necessidades, terão mais investimentos”, completou o secretário, ao explicar o IQVU.

Para o vice-prefeito Marco Antônio Gomes, a participação popular permitirá à população conhecer melhor os trâmites do Poder Público. “Enfrentamos dificuldades com a Covid-19 no início da gestão e muitas vezes precisamos revisar as nossas prioridades. Hoje a gente chega a um momento em que nos permite abrir o orçamento para a participação. E a comunidade poderá ver como é ter que elencar o que é prioritário e que não é. É um exercício interessante”, disse.

Vice-prefeito Marco Antônio Gomes falou da participação popular

Já o prefeito Marco Antônio Lage citou os investimentos que já são feitos nos bairros e no desenvolvimento social de Itabira. Segundo ele, o Orçamento Participativo vem para dar continuidade ao olhar que atual gestão direciona para as comunidades. “Nossa primeira etapa de gestão teve uma nítida priorização para as questões sociais. Isso era necessário devido ao cenário que encontramos em Itabira. Sempre disse que faríamos os investimentos nos bairros e isso já tem acontecido. Agora, com o Orçamento Participativo, a gente chama a comunidade para ser ainda mais parceira”, afirmou o chefe do Executivo.

As regionais do OP

Regional 1

Assembleias dias 23/05, 13/06 e 27/06 | 19h | Cmei Ademir de Souza – bairro João XXIII

Fênix, João XXIII, Valença, Monsenhor José Lopes, Santa Marta, Santa Ruth, Ribeira de Cima, Pedras do Vale, Jardim Belvedere, Bálsamos, Conceição, Vila Técnica Conceição, Abóboras, Barreiro, Condomínio Retiro da Serra, Cedro, Jardim Universitário e CDI I e II.

Regional  2

Assembleias dias 24/05, 14/06, 28/06 | 19h | Escola Estadual Marciana de Magalhães – bairro Gabiroba

Gabiroba , Ribeira de Baixo, Santa Tereza, Jardins dos Ipês, Bethânia, Fazenda do Lago, Flamboyant, Vale do Sol, Loteamento da Cohapi e Candidópolis.

Regional 3

Assembleias dias 25/05, 15/06, 29/06 | 19h | Combem – Bairro Bethânia

Amazonas , Novo Amazonas , Clóvis Alvim I, Clóvis Alvim II, Hamilton, Gianetti, Major Lage (Areão), Caminho Novo, São Tomé, São Bento, Cônego Guilhermino, Vila Dom Prudêncio, São Marcos, Panorama, Água Fresca, Vila Santa Bárbara, Vila Salica, Madre Maria de Jesus, Machado, Juca Batista e Loteamento José Leandro de Araújo.

Regional 4

Assembleias dias 30/05, 20/06 e 04/07 | 19h | Escola Municipal Efigênia Alves Pereira – Bairro Eldorado

Colina da Praia, Praia, Eldorado, São Francisco, Cidade Nova, Santa Inês, Santa Matilde, João Fortunato, Vila São Geraldo, Alvorada, Juca Rosa, Nossa Senhora das Oliveiras, São Cristóvão, Alta Vista, Belo Monte, Jardim Buritis, Jardim Belvedere, Jardim Mangabeiras, Condomínio Beleville, Condomínio Morada da Brisa e Condomínio Village da Lagoa.

Regional 5

Assembleias dias 31/05, 21/06 e 05/07 | 19h | Escola Estadual Fazenda Bethânia – Bairro Pedreira

Pedreira

Regional 6

Assembleias dias 01/06, 22/06 e 06/07 | 19h | Escola Municipal Coronel José Batista – Bairro Centro

Centro , Penha, Campestre, Bela Vista, Nova Vista, São Pedro, Vila Santa Izabel, Vila Santa Rosa, Vila Piedade, Esplanada da Estação, 14 de Fevereiro, Vila São Joaquim, Alto Pereira, Vila Amélia, Moinho Velho, Chacrinha, Vila Paciência, Vila das Nações Unidas, Santo Antônio e Pará.

Regional 7

Assembleias dias 27/05 e 17/06 | 10h | Escola Estadual José Ricardo – Bairro Chapada

Chapada, Boa Esperança e Barro Branco.

Regional 8

Assembleias dias 04/06 e 25/06 | 10h | Centro de Tradições de Senhora do Carmo

Senhora do Carmo

Regional 9

Assembleias dias 04/06 e 25/06 | 16h | Salão Paroquial de Ipoema

Ipoema

Notícias