Palestra de Luxemburgo sobre futebol brasileiro diverte web, mas divide opiniões; entenda

vanderlei luxemburgo técnico futebol
O último clube de Luxemburgo foi o Cruzeiro (Bruno Haddad/Cruzeiro)

A palestra do técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo no evento Brasil Futebol Expo, da CBF, deu o que falar nas redes sociais. Em sua fala, o treinador de cinco conquistas do Brasileirão teceu seus argumentos sobre o futebol brasileiro e sobretudo, contra o teor “moderno” do esporte.

Durante o evento ocorrido na última quarta-feira (7) em São Paulo, Luxa apresentou um slide bem-humorado sobre alguns termos utilizados no futebol. A imagem, que pegou a plateia de surpresa, provocou um debate nas redes sociais (confira mais abaixo).

Atualmente, o comandante de 70 anos está sem clube, mas disse que pretende voltar ao futebol. Ao final de 2021, saiu do Cruzeiro após sua terceira passagem no time estrelado. O “Pofexô” soma mais de 20 títulos oficiais como treinador e é considerado o segundo técnico brasileiro com mais conquistas.

‘Dá um chutão c*’

Entre os diversos termos “traduzidos” por Luxemburgo na palestra, alguns chamaram mais atenção pela intensidade trazida pelo técnico.

Por exemplo, “Jogo apoiado” virou “Aproxima / triangulações / vem jogar c*!”. “Pressionar” se tornou “Encurtar / diminuir o espaço, c*!”. Já a frase “Sair da zona de pressão” foi adaptada para “Tira a bola daí / dá um chutão, c*!”.

Confira mais frases na foto abaixo, que repercute nas redes:

Luxemburgo: ‘moderno é o c*’

O técnico também é conhecido por ser enérgico à beira do campo, aspecto que ele também trouxe na palestra. “Moderno é o c*, terminologia não é p* nenhuma. Temos que falar o futebol da maneira de brasileiro”, defendeu.

Além disso, ele ressaltou que não está desatualizado em suas convicções. “O ‘big field’ é na Inglaterra, aqui no Brasil é ‘nóis’, é ponta-esquerda, ponta-direita, centroavante. Estão falando que nós que temos 70 anos e estamos ultrapassados, e estamos p* nenhuma”, criticou.

‘Talvez eu volte’

“Duvido que alguém saia daí (plateia) e me mostre um esquema tático novo, não existe esquema tático novo. Eles (imprensa) ficam putos comigo, eu os enfrento porque eles têm medo de mim. Terminologia não é modernidade. A modernidade está na estrutura do Palmeiras, do São Paulo, do Corinthians, do Atlético“, argumentou o treinador.

Além disso, o “pofexô”, que atualmente está sem clube após uma breve carreira política, também deixou em aberto sua volta ao futebol. “Não larguei a bola ainda, talvez eu volte. Essa p* é tão gostosa que dá vontade de voltar a estar dentro do campo”, revelou. Assista a um trecho da palestra:

‘Luxemburgo tá certo’

Nas redes sociais, a imagem viralizou rapidamente e dividiu opiniões. Teve quem parabenizou a didática escolhida por Vanderlei Luxemburgo em sua palestra.

“Ele só mostrou o que a gente sempre fala de que comandos supostamente novos apenas são apenas neologismos de comandos já populares e exemplificou”, argumentou um internauta.

“O Luxa é uma coisa espetacular. Esse cara não ter um livro sobre a sua filosofia de futebol é um crime”, defendeu outro. Leia alguns comentários:

‘Raso e impreciso’

Por outro lado, Luxemburgo também foi criticado por alguns usuários. “Apesar de cômico, o pior de tudo é que esse ‘glossário’ tem uns erros conceituais bem fortes”, escreveu um internauta.

“Luxa foi um belo parceiro da desinformação aqui. Deixar a linguagem acessível e errar na tradução dos termos são coisas diferentes”, postou outro. Leia alguns comentários:

Edição: Roberth Costa

Beatriz Kalil Otherobeatriz.othero@bhaz.com.br

Jornalista formada pela UFMG, é colaboradora do BHAZ desde 2020. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

Com BHZ