A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou nesta quarta-feira (4) que irá retornar com a prova de vida a partir de 11 de maio. Todos os beneficiários da PBH que fazem aniversário em maio devem comparecer, presencialmente, até as unidades do banco Bradesco para realizar a prova de vida.
Aqueles que não realizarem a comprovação – até o último mês antes do seu aniversário – terão o benefício suspenso até regularizar a situação. Neste caso, o pagamento será retomado no mês seguinte após a realização da prova de vida, respeitando a data de processamento da folha de pagamento.
O processo estava suspenso desde março de 2020, devido à pandemia da COVID-19. A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio da Subsecretaria de Gestão Previdenciária e da Saúde do Segurado, ressalta que a realização do recadastramento é obrigatória.
O objetivo é confirmar se o beneficiário da Prefeitura está vivo e assim, impedir irregularidades no recebimento do benefício. Ao todo, a Prefeitura conta com 20,2 mil aposentados e pensionistas na capital mineira.
Como fazer a prova de vida
O recomendado é que os cidadãos se desloquem até uma agência ou posto de atendimento do Bradesco entre os dias 11 e 25 de maio, período em que as agências têm menos movimento.
O processo pode ser feito em um terminal de autoatendimento – as agências do Bradesco possuem funcionários credenciados e devidamente identificados para ajudar em caso de dúvidas – e após a confirmação no leitor, é fundamental a impressão do comprovante. Somente ele pode assegurar que a revalidação foi feita.
Siga o passo a passo no autoatendimento:
- Após inserir o cartão Bradesco na leitora, aperte “Mais serviços”
- Espere carregar, e pressione “Mais serviços” novamente
- Aperte “Prova de Vida Empresas e Órgãos”
- Em seguida, pressione “Efetuar prova de vida”
- Faça a leitura da biometria e confira os dados
- Pressione “Entra” sem tirar o dedo da leitora biométrica
- Após a mensagem “Operação Realizada”, imprima o comprovante.
Caso o aposentado ou pensionista não tenha a biometria cadastrada ou não consiga realizar a prova de vida pelo equipamento de autoatendimento por qualquer motivo, ele deverá apresentar os documentos originais de identidade (ou outro comprovante com foto) e CPF ao atendente do Bradesco.
Cada grupo deve comparecer no mês de seu nascimento, porém, aqueles que já fizeram aniversário em 2022 – janeiro, fevereiro, março e abril – não precisam fazer a prova de vida neste ano. A obrigatoriedade começará em 2023.
Pessoas que não precisam fazer a prova de vida presencialmente
O beneficiário não é obrigado a realizar a prova de vida presencialmente caso:
– Tiver menos de 18 anos de idade.
– Não possa se locomover por questões de saúde
– Estiver sem cadastro biométrico
– Falha na leitura da biometria
– Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial.
– Viagem ou residência permanente no exterior
*estagiária sob supervisão de Com EM