Prefeito Marco Antônio Lage anuncia secretariado para segundo mandato

O prefeito releleito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), junto com o vice-prefeito, Marco Antônio Gomes (PRD), apresentou a nova equipe de secretariado municipal no fim da tarde desta quinta-feira (26).

Prefeito Marco Antônio Lage (PSB)

A composição do alto escalão da prefeitura passou por mudanças significativas, com cerca de 50% de renovação. Outro ponto de destaque é a paridade de gênero: metade dos cargos de liderança será ocupada por mulheres a partir de 1º de janeiro de 2025.

“Estamos iniciando um segundo mandato com foco em novas metas e indicadores, o que exige transformações. A nova formação do secretariado reflete uma renovação de 50%. Assim como no primeiro governo, escolhemos profissionais capacitados, experientes e comprometidos com o bem-estar da população de Itabira, todos alinhados com os objetivos da nossa administração. O intuito é manter o que funciona bem e avançar, promovendo uma gestão que combine inovação e eficiência, com atenção especial à diversificação econômica da cidade e ao cuidado com as pessoas”, afirmou Marco Antônio Lage.

O vice-prefeito, Marco Antônio Gomes (PRD) acompanhou a coletiva do prefeito Marco Antônio Lage (PSB)

A apresentação ocorreu na sala de conferências no terceiro andar da Prefeitura de Itabira. Foram anunciados 16 secretários, os responsáveis pela Itaurb, Saae, Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, Saae e duas assessorias especiais.

Confira os nomes dos novos secretários para o quadriênio 2025-2028.

  • Chefia de Gabinete – Natália Lacerda Faria
    Bacharel e licenciada em Educação Física, especialista em Gestão de Organizações de Esporte e Lazer e mestre em Educação pela PUC-MG. Foi Secretária Municipal de Esportes entre 2021 e 2023 e, atualmente, responde pela Chefia de Gabinete e a Secretaria Municipal de Administração e Governança.
  • Procuradoria-Geral do Município – Luiz Edson Bueno Guerra
    Formado em Direito pela Faculdade Milton Campos, é pós-graduado em Direito Processual do Trabalho, Direito Minerário e Ambiental. Foi procurador na Prefeitura de Conceição do Mato Dentro e assessor jurídico na Câmara Federal, em Brasília. Desde 2021, responde pela Procuradoria-Geral da Prefeitura de Itabira.
  • Secretaria Municipal de Administração e Governança – Paulo Henrique Gomes de Figueiredo
    Graduado em Ciências Econômicas e pós-graduado em Gestão de Empresas. Foi economista na Agência de Desenvolvimento de Itabira, presidente do Valeriodoce Esporte Clube, assessor na Itaurb, diretor-geral da Câmara de Vereadores, diretor da Agência Descentralizada de Saúde no Governo de Minas Gerais, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e da Fazenda. Desde 2024, atua como assessor especial na Prefeitura de Itabira.
  • Controladoria-Geral do Municipal – Hugo Henrique Gomes
    Graduado em Direito pela Funcesi e pós-graduado em Direito Privado, atua também com Direito Civil, Tributário e Eleitoral. Integrou a Procuradoria-Geral do Município e foi consultor do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Leste (Ciscel). Foi procurador-geral da Câmara de Vereadores, chefe de Gabinete da Prefeitura de Itabira e, desde 2023, responde pela Secretaria Municipal de Fazenda.
  • Secretaria Municipal de Governo – Roberto Ferreira Chaves
    Formado em Direito e pós-graduado em Gestão de Empresas é também produtor rural. Na política foi vereador por três mandatos, vice-presidente e presidente da Câmara Municipal; além de vice-prefeito por dois mandatos. Responde pela Secretaria Municipal de Governo desde 2024.
  • Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento – Rosemary Pires Guerra
    Profissional com sólida experiência em gestão educacional e administrativa, atuou como Subsecretária de Gestão Administrativa e Chefe de Orçamento em Itabira (2024). Aposentada como funcionária pública, possui expertise em planejamento, pedagogia e direção de cursos técnicos. Pós-graduada em Psicopedagogia, tem ampla vivência no setor público e privado, incluindo a fundação de uma escola infantil.
  • Secretaria Municipal de Fazenda – Júlio César de Araújo “Contador”
    Contabilista e Bacharel em Direito pela Faculdade de Sabará. Empresário, professor e membro de conselhos de entidades da sociedade civil. Já ocupou a Secretaria Municipal de Planejamento entre 2013 e 2016. Foi eleito vereador pela primeira vez em 2020, com 1.514 votos, e reeleito em 2024, com 1.383 votos.
  • Secretaria Municipal de Saúde – Fabiana Marques Machado Lima
    Fisioterapeuta pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), especialista em fisioterapia respiratória, cardiológica e dermatofuncional. Foi Diretora do Centro de Reabilitação, superintendente de Atenção Secundária e coordenadora de Gestão em Saúde antes de assumir, em 2024, a Secretaria Municipal de Saúde.
  • Secretaria Municipal de Educação – Edna de Carvalho Silva
    Graduada em Ciências Biológicas, com especialização em Microbiologia pela PUC-MG e em Gestão Escolar pela UFMG, atua desde 1994 como professora e diretora na Rede Municipal de Ensino. Na atual gestão, foi superintendente de Apoio ao Educando e coordenadora de Educação Básica. Assumiu como secretária Municipal de Educação em 2024.
  • Secretaria Municipal de Assistência Social – Nélia Aparecida Jerônimo Cunha
    Formada em Serviço Social pela PUC-MG e Sociologia pela Uninter e mestre em Ciências Sociais com especialização em Atendimento Sistêmico à Família e Saúde Pública. Servidora pública municipal na área de assistência social, foi também professora. Ocupou a Superintendência de Proteção Social Especial antes de assumir o cargo de secretária municipal de Assistência Social, em 2022.
  • Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – Luiza Cupertino Xavier da Silva
    Bacharel em Educação Física e mestre em Estudos e Políticas Públicas do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, onde coordenou o Observatório do Esporte de Minas Gerais. Em Foi coordenadora de Esportes, Lazer e Juventude da Prefeitura de Itabira e, em 2024, assumiu a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – Leonardo Pontes Guerra
    Economista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutor em Tratamento da Informação Espacial pela PUC-MG. Foi assessor e consultor da Secretaria Municipal de Planejamento, secretário municipal de Modernização Administrativa e de Informação e assessor do prefeito na Prefeitura de Belo Horizonte. Ocupou a assessoria especial do presidente do Conselho de Administração do BNDES e foi chefe da Assessoria Econômica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
  • Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria Urbana – Marinésia Dias da Costa Makatsuru
    Graduada em Engenharia Civil com ênfase em transportes e em Química. Tem MBA em Gestão Estratégica de Custos e especialização em Gestão Pública. Foi superintendente de Coordenação Técnica e Diretora de Custos na Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (Setop-MG) e presidente da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito de Betim (Ecos). Desde 2023, era secretária-adjunta de Administração na Prefeitura de Betim.
  • Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal – Elaine Aparecida Mendes
    Engenheira ambiental, é servidora pública da Prefeitura de Itabira na área de Auditoria Fiscal de Meio Ambiente. Já gerenciou o aterro sanitário e o aterro de inertes. É membro do Codema e do Conselho de Promoção da Igualdade Racial. Foi diretora e superintendente de Serviços Urbanos e coordenadora técnica de Desenvolvimento Urbano. Em 2023, assumiu a Secretaria Municipal de Obras, sendo a primeira mulher a ocupar este cargo.
  • Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar – Teresinha Bethônico Figueiredo
    Empreendedora e proprietária rural. Tem formações em Gestão do Terceiro Setor, Gestão da Pecuária de Corte e capacitações em desenvolvimento rural. É fundadora do Projeto Mãos e Mente, dedicado ao desenvolvimento social e econômico de mulheres da zona rural. Trabalhou na Vale, na Secretaria Municipal de Obras da Prefeitura de Itabira, na Cenibra e no Banco de Crédito Nacional.
  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano – Jader Túlio Cristiano Magalhães
    Servidor de carreira, Jader é auditor fiscal desde 2002. Ao longo da carreira no serviço público, já atuou em diversos setores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, incluindo a Superintendência de Regularização Imobiliária, onde coordenou o Programa de Regularização Fundiária (Reurb). Chefiou a pasta em duas oportunidades, sendo que a atual se iniciou em 2024.
  • Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade – Vanessa Silva de Faria
    Graduada e mestre em História pela UFJF e doutora em História pela UFOP na linha “Poder, Espaço e Sociedade”. Foi professora das redes de ensino pública e privada e, desde 2022 está na gestão do Museu Histórico de Itabira, onde também atua como pesquisadora e na curadoria de exposições. Nestes anos, desenvolveu projetos inovadores que destacam a história, memória e a cultura local e firmou parcerias estratégicas que fortaleceram a conexão do Museu com a comunidade e ampliou seu impacto social e acadêmico.
  • Itaurb – Leonardo Alexandre Silva Gonçalves
    Técnico em Mineração e graduando em Gestão de Recursos Humanos. Tem mais de 20 anos de experiência em gestão de pessoas. Foi supervisor de Operação na Vale, coordenador-geral de Operação da Rede Campestre para Itabira, Barão de Cocais e Vale do Aço e coordenador de Operações na Sigma Lithium. Desde 2024, atua como diretor de Operações da Itaurb.
  • Saae – Valdeci Luiz Fernandes Júnior
    Formado em Engenharia Civil pela Universidade de Uberaba, é especialista em Engenharia Sanitária pela UFMG; Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Processos de Operações em Tratamento de Águas de Abastecimento e Tratamento de Águas de Abastecimento pela USP; em Gestão Empresarial pela Faculdade do Triângulo Mineiro; e MBA em Engenharia de Inovação. Atuou em prefeituras do Tocantins e da Bahia e em obras de saneamento na Angola. Foi diretor-executivo do Saae de Mariana, autarquia que voltou a comandar desde 2023.
  • Itabiraprev – Paulo Alexandre da Silva
    Servidor público de carreira, é especialista em administração financeira e lotado na Secretaria de Planejamento há quase 30 anos. Foi secretário municipal de Fazenda, secretário municipal de Planejamento por duas vezes e é presidente do Itabiraprev desde 2021.
  • Assessoria Especial – Rejane Penna Rodrigues
    Bacharel e licenciada em Educação Física, é especialista em Desporto Coletivo e mestre em Educação Física. Foi secretária municipal de Esporte, Recreação e Lazer de Porto Alegre, secretária nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer do Ministério do Esporte, diretora de Operações e Serviços da Autoridade Pública Olímpica (APO), no Rio de Janeiro, e assessora superior do Gabinete do Governador do Rio Grande do Sul. Ocupa a Assessoria Especial na Prefeitura de Itabira desde 2024.
  • Assessoria Especial – João Victor Sampaio Brandão
    Graduado em Direito, é especialista em Direito Imobiliário Registral pela PUC-MG. Foi Procurador-Geral da Câmara Municipal de Itabira, assessor parlamentar, coordenador de Gabinete da Prefeitura, procurador-geral do Consórcio Intermunicipal do Médio Rio Piracicaba, conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil na subseção de Itabira e assessor jurídico do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Leste Mineiro.