Prefeitura de BH oferece remédio gratuito para o tratamento contra a Covid

remédio covid
O Paxlovid pode ser utilizado por adultos acima de 65 anos ou pessoas maiores de 18 anos imunossuprimidas (PBH/Divulgação)

Os moradores de BH com quadro leve de Covid-19 já podem adquirir gratuitamente o remédio Paxlovid, fabricado pela Pfizer. A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) anunciou nesta quinta-feira (19) o repasse do medicamento ao município pelo Ministério da Saúde.

O Paxlovid pode ser utilizado por adultos acima de 65 anos ou pessoas maiores de 18 anos imunossuprimidas. O remédio é indicado para o tratamento da Covid de pessoas com quadros leves a moderados e que apresentam risco aumentado de progressão para Covid grave.

São definidos como casos leves a moderados os indivíduos com pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, perda de olfato e paladar. O tratamento deve ser iniciado até cinco dias a partir do surgimento dos sintomas.

Saiba como pegar o remédio

Em novembro de 2022, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a venda do medicamento em farmácias brasileiras. Na rede SUS-BH, a oferta é gratuita, conforme a prescrição médica.

De segunda à sexta-feira, o paciente ou o responsável que estiver com a receita indicando o tratamento com o remédio, pode solicitar o medicamento contra Covid em qualquer um dos 152 Centros de Saúde de BH.

Nos finais de semana e feriados, o paciente ou responsável por ele deve comparecer à URS (Unidade Regional de Saúde) Sagrada Família, localizada na rua Joaquim Felício, 101, Sagrada Família, de 8h às 12h ou de 13h às 17h.

Para solicitar o Paxlovid, são necessários os seguintes documentos: receita médica em duas vias, com a indicação correta; formulário de prescrição completamente preenchido pelo médico; exame confirmatório para Covid-19, laudo assinado por profissional de nível superior ou resultado positivo do teste; documento de identidade do paciente e do responsável pela retirada do medicamento.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Com BHZ