Os trabalhadores da área da saúde com mais de 30 anos devem receber a 4ª dose da vacina contra a COVID-19 nesta segunda-feira (13/6), em Belo Horizonte. Moradores da capital mineira com mais de 58 anos, também já podem receber a dose adicional, desde que tenham um intervalo mínimo de 4 meses desde o reforço.
O cronograma de repescagem para os grupos prioritários e faixas etárias já convocadas também segue na capital. Para aqueles que ainda não completaram o ciclo vacinal, estão disponíveis a primeira dose, segunda dose, reforço e adicional.
Para o público infantil, está aberto o chamamento para a segunda dose do imunizante. Crianças de 5 a 11 anos, com e sem comorbidades, que foram vacinadas com a Pfizer pediátrica, devem esperar 8 semanas até a segunda aplicação. Para as vacinadas com a CoronaVac, o intervalo é de 28 dias.
Dose de reforço
As aplicações da dose de reforço das vacinas contra a COVID-19 levam em conta o intervalo de 4 meses após a segunda dose. Excepcionalmente em relação à Janssen, o intervalo é de 2 meses entre a primeira dose e o primeiro reforço.
O público com mais de 18 anos que recebeu a primeira dose da Janssen pode tomar o reforço dois meses após a primeira aplicação. Segundo orientações do Ministério da Saúde, atualmente o esquema vacinal da Janssen é composto pela administração da primeira dose e reforço. No caso de idosos de 60 anos ou mais, há ainda a segunda dose de reforço.
Para idosos ou imunocomprometidos é indicado a aplicação de uma segunda dose de reforço, com intervalo mínimo de 4 meses a partir da primeira dose de reforço.
Pessoas acamadas devem aguardar o contato das equipes da Secretaria Municipal de Saúde para o agendamento do horário.
Com EM