VÍDEO: Em busca de ouro, multidão quebra rua e faz ‘garimpo improvisado’ em espaço de obra na Colômbia

ouro colômbia
Moradores invadiram espaço que estava em obras e começaram a escavar em busca de ouro (Reprodução/Redes sociais)

Centenas de moradores de Zaragoza, na Colômbia, invadiram uma obra pública, revirando e quebrando o chão, após boatos de que haveria ouro no local. Vídeos impressionantes que viralizaram nas redes sociais mostram uma espécie de “garimpo improvisado” na rua, com os moradores carregando sacos com terra e procurando o metal precioso no meio da água.

Relatos que circulam na imprensa local dão conta de que os moradores chegaram a dividir a região para que cada um, com a ajuda de amigos e familiares, procure pelo ouro em uma área específica. Os colombianos acreditam que, abaixo da cidade, há uma mina enterrada por indígenas que habitaram a região há anos.

A busca pelo ouro é tão intensa na cidade que as placas de sinalização colocadas na rua para a obra já foram retiradas pelos moradores e os materiais utilizados na reforma da pavimentação se misturaram à terra e aos rejeitos do garimpo urbano.

Com a rua tomada pelo “rio humano” em busca de ouro, as autoridades locais afirmam que não têm alternativa e aguardam os garimpeiros deixarem a região para então concluir a obra.

Não há confirmação de que os moradores tenham encontrado ouro na rua, mas eles são motivados por um caso semelhante que aconteceu em 2019, em um outro município colombiano. Na ocasião, também “motivados” por uma obra pública, grupos de cidadãos escavaram a terra e encontraram o metal precioso. A região tem histórico de devastação e práticas ilegais em busca de ouro.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

Com BHZ