Viradinha Cultural celebra o mês da criança com festa gratuita para todas as idades em Itabira

 

Uma grande festa vai comemorar o mês da criança em Itabira. Com atividades gratuitas e descentralizadas no Parque Municipal do Intelecto, no dia 22 de outubro, das 10h às 18h, a diversão está garantida para toda criançada. O evento contará com praça de brinquedos infláveis, robótica, festival de pipa, caça ao tesouro, passeio pelas trilhas do parque e praça de alimentação. Além de tudo isso, um grande musical “O Rei Leão”, será apresentado na Concha Acústica.

A viradinha Cultural tem o objetivo de criar memórias afetivas para as crianças e seus familiares, com a valorização da infância e do momento de brincar. As atividades são promovidas pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), com a produção do Instituto ITI (Termo de Colaboração Nº 053/2023).

Para a secretária de Educação, Laura Souza, o ato de brincar tem que ser levado a sério, é um direito garantido a toda criança e esse direito é preservado no município.

“Brincadeira é coisa séria! Tão séria que o direito ao brincar é reconhecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Seguindo as diretrizes do governo de investir na educação e em nossas crianças, trazemos uma programação pra toda a família. O objetivo é propiciar um domingo lúdico, cheio de brincadeiras. As família contarão com um espaço seguro e acolhedor para que as crianças sejam crianças: brinquem, tenham contato com a natureza e se sintam cada vez mais integradas aos espaços públicos”, pontuou a secretária.

Já o fundador do Instituto ITI, Ronaldo Silvestre, explica a importância do evento para toda a comunidade. “A parceria com o Instituto ITI visa a execução das atividades voltadas à educação de ensinar arte e cultura em espaços públicos organizados, para ofertar palestras, eventos culturais e artísticos, como esse evento realizado para comemorar o mês das crianças. A iniciativa mobiliza e conscientiza a comunidade sobre a importância de garantir às crianças e adolescentes seus direitos. As atividades acontecem em um ambiente amigável onde crianças, família e educadores se sentem à vontade para se expressarem”, relata Ronaldo Silvestre.

O momento será propício para a criançada brincar nos brinquedos infláveis como pula-pula, piscina de bolinha, tobogã, chute a gol e várias outras atividades que acontecem durante todo o dia, a partir das 10h.

– Praça de Alimentação e Brinquedos Infláveis

– Praça Ciência e Tecnologia Planetário Robótica Futebol de Robô

– Festival de Pipa Pico do Amor

– Praça Meio Ambiente Caça ao Tesouro Trilhas

– Musical O Rei Leão – Concha Acústica

Brincar

O ato de brincar é coisa séria! É tão sério que o brincar é reconhecido como um direito pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As brincadeiras são essenciais nas etapas do desenvolvimento da criança.

Os estímulos com brincadeiras devem inciar com bebês, e isso faz toda diferença em diversos aspectos. Ao brincar, a criança movimenta o corpo, explora o mundo e reflete sobre a vida. Tudo é um constante aprendizado, pois as descobertas acontecem todos os dias. Por isso, o faz-de-conta é uma maneira que os pequenos têm de absorver novos ensinamentos, soltar a criatividade e até praticar o autoconhecimento.

Além disso, as brincadeiras propiciam outros benefícios que contribuem para o desenvolvimento de habilidades, entre elas estão: aumento de autoestima, autonomia e iniciativa; autoconhecimento e construção de identidade; senso de pertencimento e participação social; visão de mundo e capacidade de leitura da realidade; fortalecimento dos valores humanos, éticos e sustentáveis; redução dos comportamentos agressivos e dos conflitos interpessoais; desenvolvimento de habilidades lógicas, linguísticas, interpessoais e artísticas; melhoria no desempenho escolar; integração das crianças e profissionais da educação.