Visita de Bolsonaro a Pádua, na Itália, é marcada por confronto entre manifestantes e polícia

confronto polícia protesto anti bolsonaro itália padova
Mulher foi arrastada por policiais durante protesto (Reprodução/La Repubblica/Youtube)

Tensão, cassetetes, blindados, equipamentos de choque e hidrantes. O confronto entre a polícia e os manifestantes marcou a visita do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à Pádua, no Norte da Itália, hoje (1º). Vídeos divulgados nas redes sociais mostram policiais arrastando manifestantes e jogando água na multidão. Ao menos uma pessoa foi presa.

Cerca de 500 manifestantes contrários ao Chefe do Executivo do Brasil se reuniram nas proximidades da Basílica de Santo Antônio de Pádua, na tarde dessa segunda-feira (horário local), para protestar contra Bolsonaro. O presidente tinha anunciado que iria visitar a basílica, mesmo após a Diocese de Pádua ter anunciado que não iria receber o presidente de forma oficial, devido às políticas de Bolsonaro que desrespeitam o meio ambiente e especialmente os pobres, segundo comunicado enviado à imprensa.

Segundo o jornal local Corriere del Venet, o grupo era formado por jovens e se concentrava na via Belludi, principal rota de acesso para a Basílica de Santo Antônio. Um denso conjunto de forças policiais foi mobilizado para bloquear as ruas ao redor da basílica, com seis vans e equipamentos de choque.

“Do lado do povo brasileiro. Fora Bolsonaro”, diz placa (Geovanna Giannini/Arquivo Pessoal)

Imagens

Vídeos mostram o confronto entre a polícia e os manifestantes. Em um deles, um jovem é arrastado pelos agentes policias na rua. Em outro, uma mulher com um cartaz de protesto é carregada pelos policias até umas das vans. Outras imagens mostram jatos d’água atingindo a multidão.

Edição: Roberth Costa