Zema diz que Bolsonaro deveria prezar a democracia: ‘Foi presidente por causa do sistema democrático’

zema diz que bolsonaro deve prezar pela democracia
Governador mineiro diz repudiar atos antidemocráticos em Brasília (Reprodução/Globonews)

Em entrevista que repercutia os ataques terroristas de domingo (8) em Brasília, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, falou sobre a conduta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) diante de atos antidemocráticos.

“Eu gosto muito do ex-presidente, apoiei ele no segundo turno, temos pautas que se assemelham muito mais que o presidente atual eleito. E eu vejo que ele deveria prezar a democracia. Ele foi presidente do Brasil por causa de um sistema democrático”, disse Zema à GloboNews nessa segunda-feira (9).

O governador mineiro disse acreditar que a democracia está acima de qualquer partido político. Assim, apesar de ter apoiado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante toda a corrida ao Planalto, diz não aprovar os movimentos golpistas.

“Se aqui fosse, talvez, um sistema autocrático, nem ele nem eu talvez tivéssemos tido essa eleição”, prosseguiu (veja abaixo na íntegra).

Zema também defendeu uma oposição que foque em propostas e deu sua opinião sobre o questionamento de golpistas acerca da segurança do sistema eleitoral brasileiro.

“Eu, pessoalmente, acho que devemos fazer uma oposição com propostas. A eleição já aconteceu e o resultado já está sacramentado e não vai ser revisto. Acabei de ver aqui a depredação ao patrimônio público e é algo com o qual o Brasil não pode conviver”, destacou o governador.

“A eleição já aconteceu, o resultado já está sacramentado e não vai ser revisto”.

Romeu Zema, governador de Minas Gerais

Lula se reune com governadores

Nessa segunda, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com Zema e os outros 26 governadores brasileiros.

Um dia após os terroristas invadirem as sedes dos Três Poderes em ato antidemocrático, o grupo de mandatários fez história ao caminhar de braços dados junto a representantes do Congresso e do STF, em defesa da democracia.

Com BHZ