Zema: entrega de sede da PM e promessa de fim de obras de Anel Viário

Trecho com trânsito impedido há cerca de 6 meses
Anel Viário Sul terá obras finalizadas em até 75 dias, diz governador Romeu Zema (foto: Vinícius Lemos/Especial para o EM)

A nova sede do 32º Batalhão da Polícia Militar (PM) foi entregue nesta segunda-feira (20/6), em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O evento de inauguração contou com a presença do governador Romeu Zema (Novo).

Zema aproveitou a solenidade para prometer a finalização das obras de recuperação de trecho do Anel Viário Sul em até 75 dias. O local está interditado desde dezembro por estragos das chuvas.

Anel viário

A agenda do governador na cidade do Triângulo começou com visita às obras na via, interditada desde o fim de 2021.
“A obra está em processo adiantado de execução e, segundo pessoal da construtora, entre 60 e 75 dias será entregue”, disse o governador.
No fim de dezembro de 2021, devido a uma forte chuva, um trecho do Anel Viário cedeu, formando uma cratera que impede o tráfego em Uberlândia. Embaixo do ponto em que a pista cedeu, passa um córrego. O volume da chuva no dia 29 daquele mês pode ter feito com que o curso d’água ficasse maior, a ponto de criar uma erosão, que destruiu a pista.
Com a inauguração da nova sede no bairro Jardim Europa, o 32º Batalhão da PM deixa um imóvel cedido pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), no bairro Daniel Fonseca.
Todas as companhias das regiões Oeste e Norte de Uberlândia agora se concentrarão no novo imóvel, custeado em um valor que gira em torno de R$ 2 milhões.
A sede foi custeada por meio de parcerias feitas com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e Ministérios Público de Minas Gerais (MPMG) e do Trabalho (MPT), que repassaram valores de acordos. O terreno foi doado pela Prefeitura de Uberlândia.
“Devido às dificuldades financeiras do Estado, temos obtido parcerias para que possamos levar à frente obras como essa aqui”, disse Zema.
Comandante da PMMG, o coronel Rodrigo Rodrigues também destacou a inauguração da nova sede. “Essa obra vem sendo construída há algum tempo, e teve um momento em que quase parou. Se não fosse o apoio (dos parceiros), não estaríamos concluindo (o imóvel)”, afirmou.
Trinta e duas viaturas foram entregues e serão divididas pelas regiões da PM com sede em Uberlândia e em Uberaba. Para o Triângulo Norte, haverá 15 delas, e para o Sul, 17.

Colégio Tiradentes

O mesmo terreno onde fica o batalhão vai dividir espaço com a sede do Colégio Tiradentes. A instituição hoje funciona em espaço alugado. Porém, nesta segunda foi lançada apenas a pedra fundamental.
A previsão é que um edital seja publicado em 60 dias e a execução do projeto dure até um ano e meio. A expectativa de gasto é de R$ 20 milhões, investimeno do Estado.

Com EM