Na próxima quinta-feira (28), às 19h, o auditório do Centro Universitário Funcesi receberá um bate-papo entre a coordenadora do curso de Psicologia da instituição de ensino, Priscila Penna, e a psicóloga Daniela Brunelli. A ação faz parte da divulgação do livro “Talvez você se encontre por aqui: Qualquer coincidência será mera semelhança”, lançado recentemente por Brunelli em eventos como a Bienal Internacional do Livro, em São Paulo, e o Festival Literário de Itabira (Flitabira). A roda de conversa será aberta à comunidade, e você pode se inscrever pelo link https://forms.gle/hxr7aLUxQqjiGzhQ6.
Além de discutir a obra, o bate-papo também pretende dar luz à relação da psicologia com a literatura de forma interativa com o público. É o que explica a professora Priscila Penna.
“Esse evento propõe uma atividade diferente. Ele visa um bate-papo com a escritora, um momento de lançar questões que visam, sobretudo, construir uma relação da psicologia com a literatura. Refletindo e debatendo de que forma essa relação nos possibilita pensar, inclusive, na escrita e no ato de ler como ferramentas para alcançar efeitos terapêuticos”, afirma.
Segundo Daniela Brunelli, o livro é uma coletânea de crônicas e poesias no qual ela compartilha experiências pessoais, sua escuta clínica e ideias que convidam o leitor a reflexões existenciais. Além disso, a publicação reúne citações de autores admirados pela psicóloga e escritora.
Ela relembra o processo de elaboração do projeto, cujo público-alvo são todos aqueles “que buscam o autoconhecimento e o bem-estar e têm interesse por literatura, psicologia, filosofia e arte”.
“Foi um percurso iniciado bem antes das primeiras palavras serem escritas intencionalmente para compor um livro. Em 2019, comecei a estruturar esse projeto, reunindo o que eu já tinha de material produzido, relacionando temas de interesse, e criei o título. Desde 2023, realmente consegui dedicar um pouco mais de tempo para o projeto. No início deste ano, pensei em procurar uma editora, assinando o contrato com a Format Editora em junho, e tive um mês de muito trabalho para concluir”, detalha.
A psicóloga também celebra a recepção do público ao livro, enfatizando que muitas pessoas têm compartilhado como os textos as tocaram. Por fim, Daniela cita a felicidade em escolher a Funcesi como um dos espaços de divulgação do seu novo projeto.
“Lançar meu livro na Funcesi, depois de experiências tão marcantes como a Bienal de São Paulo, em setembro, e o Flitabira, no início deste mês, representa a oportunidade de levar o meu trabalho para um ambiente de aprendizado. Trata-se de um espaço que valoriza o conhecimento, o questionamento e o desenvolvimento pessoal, valores que estão profundamente alinhados ao meu projeto. É um privilégio reunir pessoas para uma conversa sobre psicologia e literatura, e também uma forma de reafirmar o propósito do livro: ser um ponto de encontro com o que há de mais humano em nós. Um convite à empatia e à conexão autêntica, em diferentes contextos e para diferentes públicos”, finaliza.