Os proprietários da pousada
Cabana Zé da Lapinha
Minas Gerais
A Itatiaia conversou com Aline Gregório, dona do local. Ela conta que, em determinada ocasião, clientes que caíram no
golpe
“Já teve gente que, sem ter o acesso a nossa propriedade, chegou a invadir, pulando a porteira enfim. Um transtorno imenso”, afirma.
Proprietária da pousada Cabana Zé da Lapinha
No final de junho, ela procurou a Delegacia de Polícia do Município de Santana do Riacho — onde fica Lapinha da Serra — e registrou um boletim de ocorrência.
O golpe
A vítima conta que os golpistas criaram um perfil idêntico ao da pousada e com uma diferenciação “quase imperceptível” no nome.
Na conta falsa, eles pagaram por impulsionamento de postagens e atingiram possíveis clientes. Alguns caíram no golpe.
“Na pior das hipóteses o cliente do golpe, iludido pela falsa compra, desloca até as nossas cabanas e somente chegando lá percebe que foi enganado”, diz Aline.
Ao denunciar a conta clonada para a
Meta
“Para a nossa surpresa e desespero, a nossa conta foi desabilitada e a conta do golpista seguiu vendendo a todo vapor em nosso nome”, diz a vítima.
Após duas semanas de bloqueio, Aline conseguiu recuperar o perfil, mas a conta clonada continua no ar.
Ela afirma que o Instagram é a principal fonte de divulgação da pousada e ainda ser “difícil mensurar o tamanho do rombo que tivemos e ainda vamos ter”.
O que vítimas desse golpe devem fazer?
O advogado Gabriel Lane Soares e Silva, especialista em
Direito Digital
O especialista reforça que existem medidas que podem ser adotadas para proteger sua identidade e minimizar os danos em caso de clonagem. Veja as orientações principais:
- Registre um boletim de ocorrência em uma delegacia, de preferência especializada em crimes digitais;
- Denuncie o perfil falso ao Instagram, pelo canal oficial da Meta;
- Reúna provas do golpe: prints da conta fake, conversas, transações ou mensagens suspeitas;
- Informe seus seguidores, fixando um aviso no feed e nos stories de que o perfil verdadeiro está sendo clonado;
- Habilite a verificação em duas etapas na sua conta para reforçar a segurança.
“A vítima deve agir rápido e documentar todas as providências tomadas. Se terceiros forem lesados, é essencial demonstrar que houve fraude e que a conta original não tem ligação com o golpe”, explica o advogado.
A Itatiaia procurou a Meta, proprietária do Instagram, caso queira se posicionar. O espaço segue aberto.