Prefeitura de Itabira emite nota sobre interdições no centro de Itabira

Equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itabira (Compdec) e militares da PM e do Corpo de Bombeiros atuam de forma preventiva desde o início da manhã desta quinta-feira (9) nas ruas Daniel Jardim de Grisolia e Tiradentes, no Centro da cidade.

A ação visa proteger moradores, comerciantes e pedestres naquela região, já que foi identificado o risco de desmoronamento em um imóvel situado na rua Tiradentes. A situação é decorrente de uma obra realizada em área particular, na rua Daniel Jardim de Grisolia, interditada pela Prefeitura de Itabira desde janeiro do ano passado. 

Desde a interdição, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano adotou uma série de medidas administrativas em desfavor do proprietário do terreno devido à obra sem autorização. Em junho do ano passado, foi assinado um Termo de Acordo e Compromisso (TAC) com o responsável pelo desterramento, para que ele realizasse obras de contenção e segurança no local. Passados os 60 dias de prazo, em agosto, foi constatado que o proprietário não cumpriu o termo assinado, tendo restado ao município adotar as medidas legais contra o responsável pelas obras que originaram todo esse problema. 

Todas as ações do município, desde o embargo da obra, foram informadas ao Ministério Público e ao Judiciário.  

Nesta quinta-feira, mediante ao risco de desabamento, o prédio do Banco do Brasil, que tinha uma recomendação de desocupação desde o dia 18 de dezembro, foi novamente interditado. Paralelamente, foi orientada a retirada de moradores de um prédio residencial e de lojas vizinhas ao terreno da obra, de forma preventiva, até que sejam concluídas novas avaliações.  

Outras atualizações poderão ser dadas no decorrer do dia.