Com foco na educação antirracista, escritora foi convidada pela Prefeitura para traçar estratégias educacionais para promoção da igualdade racial nas escolas
A professora doutora Bárbara Carine, um dos grandes nomes da literatura do Brasil, esteve em Itabira a convite da Prefeitura para formar professores da rede municipal de ensino. A iniciativa da capacitação foi da Secretaria de Governo, por meio da Diretoria para Promoção da Igualdade Racial, e integrou a programação do Mês da Consciência Negra.
Capacitação antirracista para os professores- Foto: Filipe Augusto
Durante todo o dia 22 de novembro, os professores discutiram como atuar em casos de racismo na escola, além de pensar novas práticas antirracistas para a sala de aula. De acordo com Bárbara Carine, o encontro foi muito gratificante, além de ter sido um momento importante para a consolidação de algumas políticas que já estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura e pela Secretaria de Educação.
“Os educadores saíram daqui mexidos, com desejo de mudança da realidade pedagógica das escolas. O currículo contra-colonial, não eurocêntrico e plural precisa ser implantado nas escolas. Aprendemos como pessoas negras a negar tudo que nós somos, nossa cor, nosso cabelo, nossa identidade cultural, nossa história… construir uma identidade positiva desde a infância é fundamental”, destacou a palestrante, que venceu o prêmio Jabuti 2024 com a obra “Como ser um educador Antirracista?”;
Para Sandra Duarte, professora da rede, a Prefeitura acertou na escolha de trazer Bárbara Carine. “A formação dos professores precisa ser contínua e continuada. Esse é o início de um caminho não só pela obrigatoriedade da Lei 10.639/2003, mas também para um novo olhar mais reflexivo sobre a prática do professor. Nós temos mais de 70% da população negra em Itabira e a nossa política educacional ainda não foca nessas pessoas”, reforçou Sandra.
Segundo ela, a capacitação foi o início de um trabalho fundamental para ter uma educação antirracista, empoderada, positiva e mais respeitosa nas escolas. A presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), Edmara Silva, afirmou que o encontro foi muito potente, principalmente por trazer para Itabira todo o contexto da educação antirracista. “Passo necessário para criar e fortalecer políticas públicas desde a educação básica”, pontuou.
MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Dando continuidade à programação, nesta segunda-feira (25), acontecerá a segunda edição da premiação Personalidades Afro-itabiranas- Luís Gama. A iniciativa visa reconhecer pessoas importantes na luta antirracista. O evento será às 19h no Teatro da FCCDA.