Vencedora do prêmio Jabuti 2024, Bárbara Carine capacita professores da rede municipal

Com foco na educação antirracista, escritora foi convidada pela Prefeitura para traçar estratégias educacionais para promoção da igualdade racial nas escolas

A professora doutora Bárbara Carine, um dos grandes nomes da literatura do Brasil, esteve em Itabira a convite da Prefeitura para formar professores da rede municipal de ensino. A iniciativa da capacitação foi da Secretaria de Governo, por meio da Diretoria para Promoção da Igualdade Racial, e integrou a programação do Mês da Consciência Negra.

Capacitação antirracista para os professores- Foto: Filipe Augusto

Durante todo o dia 22 de novembro, os professores discutiram como atuar em casos de racismo na escola, além de pensar novas práticas antirracistas para a sala de aula. De acordo com Bárbara Carine, o encontro foi muito gratificante, além de ter sido um momento importante para a consolidação de algumas políticas que já estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura e pela Secretaria de Educação.

“Os educadores saíram daqui mexidos, com desejo de mudança da realidade pedagógica das escolas. O currículo contra-colonial, não eurocêntrico e plural precisa ser implantado nas escolas. Aprendemos como pessoas negras a negar tudo que nós somos, nossa cor, nosso cabelo, nossa identidade cultural, nossa história… construir uma identidade positiva desde a infância é fundamental”, destacou a palestrante, que venceu o prêmio Jabuti 2024 com a obra “Como ser um educador Antirracista?”;

Para Sandra Duarte, professora da rede, a Prefeitura acertou na escolha de trazer Bárbara Carine. “A formação dos professores precisa ser contínua e continuada. Esse é o início de um caminho não só pela obrigatoriedade da Lei 10.639/2003, mas também para um novo olhar mais reflexivo sobre a prática do professor. Nós temos mais de 70% da população negra em Itabira e a nossa política educacional ainda não foca nessas pessoas”, reforçou Sandra.

Segundo ela, a capacitação foi o início de um trabalho fundamental para ter uma educação antirracista, empoderada, positiva e mais respeitosa nas escolas. A presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), Edmara Silva, afirmou que o encontro foi muito potente, principalmente por trazer para Itabira todo o contexto da educação antirracista. “Passo necessário para criar e fortalecer políticas públicas desde a educação básica”, pontuou.

Capacitação antirracista- Foto: Filipe Augusto

MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Dando continuidade à programação, nesta segunda-feira (25), acontecerá a segunda edição da premiação Personalidades Afro-itabiranas- Luís Gama. A iniciativa visa reconhecer pessoas importantes na luta antirracista. O evento será às 19h no Teatro da FCCDA.

Nyara Crispim- Diretora para Promoção da Igualdade Racial- Foto: Filipe Augusto